OPINIÃO
Sakamoto: Marçal ocupou lugar antissistema de Datena, que ficou de lado
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/09/2024 18h13
O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) pretendia ocupar um lugar "antissistema" nas eleições, mas foi impedido pela chegada de Pablo Marçal (PRTB) à disputa, avaliou o colunista Leonardo Sakamoto durante o UOL News desta sexta-feira (13).
Durante sabatina realizada pelo UOL e Folha de S.Paulo hoje, Datena chorou e disse que desiste da política se perder as eleições. O candidato do PSDB está com 6% das intenções de voto, mostrou a última pesquisa Datafolha.
O Marçal ocupa o lugar antissistema que o Datena chegou a ocupar. Pablo Marçal vem, começa a se consolidar, usando muitas vezes subterfúgios ilegais, ultrapassa o Datena, transforma-o em alvo nesse processo, e o Datena ficou muito irritado com tudo isso - não estou falando de falta de educação, estou falando de utilização de instrumentos ilegais ou de atropelar as regras do jogo. No final das contas, Datena acabou sendo deixado de lado.
Leonardo Sakamoto
Relacionadas
Marçal também antecipou o movimento pelo "voto útil" da campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), avaliou Sakamoto.
Segundo o Datafolha, Ricardo Nunes assumiu a dianteira da disputa, com 27% das intenções de voto. Ele está empatado com Guilherme Boulos (PSOL), que aparece com 25%. Em seguida, aparece Pablo Marçal, com 19%. Tabata Amaral (PSB) tem 8%, empatada tecnicamente com Datena —a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
A chegada do Marçal e a tentativa de levar o eleitorado de extrema direita fez com que a campanha do Nunes antecipasse o voto útil. Começaram a divulgar que o Nunes era mais capaz de vencer o Boulos no primeiro turno. E você tem visto o quê? Desidratação do Datena e da Tabata, entregando votos para esses candidatos [Marçal, Nunes e Boulos].
Leonardo Sakamoto
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL