Topo

OPINIÃO

Tales: Defesa de Marçal faz piada de mau gosto, mas Datena merece bronca

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2024 12h07

Embora Pablo Marçal (PRTB) faça uma piada de mau gosto ao exigir uma indenização de José Luiz Datena (PSDB) pela agressão com uma cadeirada, é justo que o apresentador seja punido pelo episódio, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (27).

O empresário processou o apresentador pela cadeirada que levou durante o debate da TV Cultura, em 15 de setembro. Marçal pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.

A ação escrita pelo advogado [de Marçal] é uma piada de mau gosto ao falar que houve fratura, quando o laudo médico diz que não houve, e que Marçal queria um debate sério, sendo que ele não quis isso em momento algum dessa eleição e protagonizou a queda do nível dos debates o tempo inteiro.

Mas, no Direito, tem que se levar a peça em consideração. Pelo conteúdo dela, levaria a juíza a dizer 'não aceito'. O problema é que a cadeirada existiu; é fato. Um candidato pode dar uma cadeirada em outro em qualquer situação em um debate eleitoral? Não pode.

Pode ter sido legítima defesa, como defendem alguns juristas, mas o caso é que não se pode dar uma cadeirada dessas. Datena merece uma reprimenda por isso. Seja de quanto for, mas merece uma reprimenda porque não podemos deixar que isso ocorra. O Marçal também merece várias reprimendas. Tales Faria, colunista do UOL

Tales reforçou que o pedido protocolado pela defesa de Marçal apresenta pontos questionáveis, como ao afirmar que o influenciador sofreu uma fratura no tórax, algo que não é mencionado no boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, que o atendeu.

A juíza está em apuros. Ela está com uma peça apresentada pela defesa do Marçal que é risível, para não dizer mentirosa. Diante disso, a ação de um juiz normalmente é não dar ganho de causa. No entanto, o fato é o fato e tem supremacia sobre tudo. Houve a cadeirada, e quem a deu merece uma reprimenda. Tales Faria, colunista do UOL

Josias: Marçal exibe vocação humorística ao pedir indenização por cadeirada

Pablo Marçal (PRTB) exibe sua veia humorística ao pedir indenização de José Luiz Datena (PSDB) pela agressão com uma cadeira, ironizou o colunista Josias de Souza.

Na hipótese de a candidatura a prefeito fracassar, Marçal já pode diversificar seus negócios e adicionar ao seu portfólio empresarial um empreendimento do ramo humorístico. A vocação dele para a galhofa está estampada nessa ação em que pede uma indenização de R$ 100 mil ao Datena por conta da cadeirada.

Marçal até pode reivindicar uma indenização, afinal a cadeirada aconteceu, filmada e transmitida ao vivo. O que dá a essa petição o caráter humorístico é a justificativa. Os advogados do Marçal dizem que ele 'sofreu efeitos devastadores na esfera moral, física e psicológica e teve grande constrangimento e humilhação.

O que reforça o caráter humorístico dessa peça é o trecho no qual os advogados sustentam que Datena, com esse uso da força bruta, 'afrontou diretamente o processo democrático'. Ora, se há algo que não existe nos debates de que Marçal participa é respeito, troca de ideias e preocupação com o eleitorado. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tales: Defesa de Marçal faz piada de mau gosto, mas Datena merece bronca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024