Propaganda de Nunes e Boulos volta à TV com padrinhos e propostas de rivais
A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio volta a ser transmitida nesta sexta-feira (11) com cinco minutos para cada candidato. Com a regra do segundo turno, Ricardo Nunes (MDB) perde tempo — e Guilherme Boulos (PSOL) mais que dobra seu período de exposição.
O que aconteceu
Nunes e Boulos devem ter a presença de seus padrinhos políticos na propaganda eleitoral. O candidato do PSOL viajou a Brasília nesta quinta (10) para gravar com o presidente Lula (PT), no Palácio da Alvorada. Já Nunes deve ter a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Jair Bolsonaro (PL) — que estará na capital paulista no dia 22, segundo a colunista do UOL Raquel Landim.
O candidato à reeleição deve manter foco em propostas e divulgação de ações da sua gestão nos primeiros dias de propaganda. A campanha do atual prefeito tem priorizado divulgar o fim da fila de creches e a tarifa zero do ônibus aos domingos — em aceno ao eleitorado da periferia.
A ideia da equipe de Nunes é destacar sua experiência como gestor para diferenciá-lo de Boulos, que não teve cargo no Poder Executivo. O emedebista também vai manter o tom crítico ao adversário, a quem chama de radical pela ligação com o movimento de moradia MTST.
"Se Boulos bater, vamos bater de volta", diz Duda Lima. O marqueteiro de Nunes não revelou como será o primeiro programa neste segundo turno, mas deixou claro em conversa com jornalistas, na última terça-feira (8), que a campanha revidará caso o emedebista seja atacado.
Entorno de Boulos aposta na propaganda para reduzir a vantagem de Nunes nas pesquisas. Levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta mostra o atual prefeito com 55% contra 33% do psolista. A expectativa é que Boulos apresente crescimento à medida que problemas da gestão Nunes sejam expostos no rádio e na TV. "A campanha começa realmente amanhã, com o horário eleitoral", afirmou Paulo Fiorilo (PT), um dos coordenadores da campanha.
Primeiro programa tem aceno direto de Boulos ao eleitorado de Pablo Marçal (PRTB). O vídeo, obtido pela colunista do UOL Carla Araújo, mostra o psolista dizendo a eleitores jovens que entende "por que as pessoas votaram no Pablo Marçal". "Eu sei que são pessoas, na sua maioria, que estavam indignadas, revoltadas com o jeito como a política é feita hoje em São Paulo. Com uma prefeitura que só aparece na hora de cobrar boleto, mas não aparece na hora de ajudar as pessoas", afirma o candidato do PSOL durante a propaganda.
Boulos agradeceu apoio de Tabata Amaral (PSB) e destacou proposta da deputada federal sobre empreendedorismo para jovens. "Jovem da periferia quer empreender, abrir o seu negócio, e ele vai ter o apoio da prefeitura", diz Boulos. O psolista incluiu três propostas de Tabata no seu plano de governo. Uma delas se chama "Jovem Empreendedor", que pretende dar linhas de crédito para pessoas de 18 a 29 anos que querem abrir um negócio. Com a proposta, a campanha acredita ser possível atrair eleitores de Marçal que não necessariamente têm voto ideológico. Outras ideias de Marçal e Tabata devem ganhar destaque na propaganda eleitoral de Boulos.
Primeiro programa de Boulos tem clima de comemoração. O candidato agradeceu a ida para o segundo turno, que atribuiu ao apoio da vice Marta Suplicy (PT) e do presidente Lula (PT). O programa resgata imagens de eventos de campanha com o petista no primeiro turno e traz discursos onde Lula destaca qualidades de Boulos para comandar a cidade e a parceria que ele terá com o governo federal para atrair investimentos.
Tom contra a gestão Nunes deve subir nos próximos dias na TV e no rádio. A propaganda eleitoral do psolista vai destacar problemas nas áreas da saúde, educação, segurança e mobilidade para mostrar que o prefeito apresentou uma "cidade da fantasia" ao longo da campanha.
Boulos também reforçará a associação do emedebista com Bolsonaro. O tema não será central, mas é visto como necessário para atrair o eleitor do presidente Lula (PT) que vota em Nunes — 31% dos apoiadores do petista votam no candidato à reeleição, de acordo com o Datafolha.
Pesquisa Datafolha mostra que Nunes a herdou 84% dos votos de Marçal. Jáo Boulos ficou com 50% dos apoios de Tabatam confirme o levantamento digulgado nesta quinta.
Divisão na TV e rádio
Os programas eleitorais serão apresentados entre 11 e 25 de outubro. Os candidatos também terão também 25 minutos de inserções distribuídos ao longo do dia entre 30 e 60 segundos.
No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h10, e das 12h às 12h10. Na TV, as transmissões acontecem das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40.
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Quero receberNo primeiro turno, Nunes tebe 6 minutos e 30 segundos no horário eleitoral. Já Boulos, dois minutos e 22 segundos.
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