Topo

Após apagão, Macapá vai às urnas para 1º turno das eleições neste domingo

06.nov.2020 - Moradores protestam ateando fogo em entulho em rua de Macapá durante apagão elétrico - GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
06.nov.2020 - Moradores protestam ateando fogo em entulho em rua de Macapá durante apagão elétrico Imagem: GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

04/12/2020 10h31

Adiadas devido aos problemas de fornecimento de energia, as eleições municipais que definirão prefeito, vice-prefeito e os 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Macapá, capital do Amapá, ocorrerão neste domingo (6).

De acordo com a Justiça Eleitoral, 292.718 pessoas estão aptas a votar neste primeiro turno. Se houver necessidade de segundo turno, ele ocorrerá no dia 20 de dezembro.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético que, a partir do dia 3 de novembro, afetou o estado, após um incêndio que ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado.

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do TRE ou baixar o aplicativo e-Título.

Diante da situação, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.