UOL Notícias Empregos

27/06/2006 - 12h58

Termina dia 30 prazo para trabalhador sacar PIS e Pasep

[selo]
Da Redação
Em São Paulo
O trabalhador que participa do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) tem até sexta-feira (30) para sacar o abono salarial.

Para isso é necessário atender a alguns critérios, como ter trabalhado durante pelo menos 30 dias em 2004. O PIS/Pasep é uma contribuição dos empregadores que financiam o pagamento do abono para os trabalhadores e o seguro desemprego. Quase 500 mil pessoas ainda não foram buscar os R$ 350 de abono a que têm direito.

O gerente nacional de Distribuição de Benefícios da Caixa Econômica Federal, Ricardo Edno, explica que o funcionário de empresa privada tem que atender a outras condições para retirar o abono: estar cadastrado no Programa PIS/Pasep até 2001; ter recebido, em 2004, uma média de até dois salários mínimos; e ter seus dados informados pela empresa na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) referente a 2004.

O abono salarial pode ser retirado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O trabalhador deve levar a carteira de identidade e o número do PIS/Pasep que consta da Carteira de Trabalho.

Quem tem o Cartão do Cidadão, com senha cadastrada, pode sacar o abono nos terminais de auto-atendimento da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários.

O dinheiro não sacado irá para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia os programas de seguro-desemprego.

As informações são da Agência Brasil

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host