UOL Notícias Empregos

01/08/2008 - 12h48

Empresas reservam 60% de suas vagas de estágio e trainee para o 2º semestre

Juliana Doretto
Em São Paulo


Está aberta a temporada de inscrição para os programas de estágio e trainee. A seleção de mais da metade dos postos oferecidos nas empresas ocorrerá nos últimos meses de 2008. "No primeiro semestre, são abertas cerca de 40% das vagas do ano", diz Rudney Pereira Júnior, gerente da Foco Talentos. A seleção feita pelo UOL Empregos reúne 3.200 postos: pelo menos 690 para trainees e 2.510 para estágio.

Segundo ele, essa tendência era mais forte até há pouco tempo. "As empresas começavam juntas, brigando pelos mesmos candidatos. Agora as ofertas são cada vez maiores, mas o número de candidatos não é tão grande. As empresas criam então estratégias para não perder os melhores concorrentes", afirma.

Dados do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio) mostram que estão abertas neste segundo semestre 55 mil vagas de estágio, destinadas principalmente a estudantes das áreas de engenharia, biblioteconomia, secretariado executivo, estatística, matemática, economia e ciências contábeis. Na maior parte das seleções, o começo do treinamento será apenas em janeiro de 2009, mas algumas empresas já querem os estagiários trabalhando neste ano.

Os programas de trainee são para recém-formados e para quem vai se formar neste ano e duram entre 8 e 18 meses. Segundo o especialista, o selecionado já será contratado pela empresa, com vínculo efetivo. O estagiário recebe uma capacitação mais diluída, durante um ou dois anos. Ele não é um funcionário, mas as empresas, em geral, têm interesse em efetivá-lo depois do programa, "porque investem tempo e dinheiro" nisso, explica Pereira.

Com qual eu fico?
O especialista diz que não há problema se os candidatos se inscreverem em vários processos seletivos ao mesmo tempo, mas, caso o universitário seja aprovado em dois programas, a escolha tem de ser feita logo, de acordo com os prazos estabelecidos pelas empresas. "Se precisar de alguns dias para pensar, peça. E, quando for declinar uma das propostas, seja muito transparente. Não enrole a empresa. Isso é mais polido e eficaz."

Se o estudante já estiver estagiando ou for um trainee, precisa avisar a empresa de que participa de outra seleção? Pereira diz que não há uma resposta única para essa pergunta. A primeira tarefa a fazer, antes de se inscrever, é procurar o 'feedback' de sua empresa atual, para descobrir se ela tem planos para você.

Nos casos em que o universitário tem uma relação de muita confiança com seus gestores, contar que está interessado em outra vaga pode não ser prejudicial. Mas, de todo modo, "não precisa fazer isso logo de cara, na primeira etapa. Espere pelo menos até saber como você está na seleção".
Veja dez dicas para conseguir um estágio
Você S/A: Tentando uma vaga em um processo concorrido? Veja como fazer

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host