UOL Notícias Empregos

29/09/2009 - 12h15

Blog pessoal deve estar no currículo? Veja análises

[selo]
Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 10h50 do dia 30/9

O UOL Empregos publica nesta terça (29) mais uma edição da seção em que um especialista de recursos humanos analisa o currículo de um internauta. Duas vezes ao mês, consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Publicamos desta vez duas análises. Fabiano Kawano, especialista em recrutamento da Robert Half, de São Paulo, sugere alterações para uma profissional mais experiente, que quer um cargo de revisora. Viviane Ferreira, consultora em recursos humanos da Luandre, também de São Paulo, faz sugestões em um currículo de uma estudante universitária, do primeiro ano de ciências contábeis. Os comentários dos especialistas estão em azul.

  • Currículo - revisora experiente
  • Currículo - estudante de contábeis


  • No primeiro caso, Fabiano Kawano aponta para um detalhe: como a internauta traz o endereço de seu blog, o especialista a aconselha a checar se não há "dados muito informais" na página, ou seja, é mais interessante que o blog tenha a ver com a carreira: "Uma arquiteta pode colocar fotos dos seus projetos; um publicitário pode falar de seus trabalhos". Se o blog trouxer algo muito pessoal, como um diário, o selecionador pode construir uma imagem errada do profissional, que ele ainda nem conheceu. "É uma exposição desnecessária", explica.

    Ele ainda sugere cortes no item "Resumo profissional", já que o texto repete informações que estão em "Formação acadêmica". Nos cursos complementares, faltou o tempo de duração das capacitações e, na "Experiência profissional", é importante detalhar a posição ocupada, descrevendo de teve subordinados ou para quem se reportava. É importante informar ainda tanto o telefone celular quanto o fixo (mais uma forma de contato para o selecionador).


    Fumo
    No segundo caso, uma das sugestões é não colocar o dado de que não é fumante. Isso é desnecessário, principalmente com a nova lei do Estado de São Paulo, que proíbe fumar em locais fechados profissional. "Caso essa informação seja relevante, a candidata será questionada em entrevista", diz a consultora.

    Outra sugestão da especialista é reduzir a lista dos cargos ocupados durante a carreira. Viviane Ferreira sugere "colocar apenas as três últimas experiências profissionais, mesmo porque o currículo está direcionado à área contábil e as primeiras experiências estão relacionadas a outras áreas".

    Escolha dos currículos
    Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

    Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo". A próxima seção deve ser publicada na primeira quinzena de setembro.

    Leia mais
  • Excessos no currículo comprometem busca pela vaga
  • Carta de apresentação tem de ser 'isca' para currículo
  • UOL Empregos responde a dúvidas de internautas
  • Arrumar emprego deve ser seu emprego novo; por isso, planeje-se
  • Relações pessoais são o que mais ajuda a encontrar vaga
  • Vai tentar estágio ou trainee? Veja como fazer o currículo
  • O que fazer se a carteira de trabalho for perdida ou roubada?
  • Blog Seu Próximo Emprego, de Roberto Caldeira
  • Entenda os descontos no seu salário
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host