UOL Notícias Empregos

05/03/2010 - 10h15

Mulheres trabalham cinco horas semanais a mais que os homens, segundo OIT

Da Redação
Em São Paulo

Um estudo publicado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), nesta quinta (4), revela que as mulheres trabalham cinco horas semanais a mais do que os homens. Elas cumprem jornada total semanal de 57,1 horas (34,8 horas semanais de trabalho e mais 20,9 horas de atividades domésticas). Já os homens têm uma jornada total de 52,3 horas semanais, sendo 42,7 horas de jornada de trabalho e 9,2 horas semanais de atividades domésticas.

 

Lais Abramo, diretora do escritório da OIT em Brasília, diz que a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho não foi acompanhada por uma reorganização das funções do trabalho doméstico entre homens e mulheres.

 

Outro dado importante da pesquisa mostra que parte significativa das mulheres trabalha como empregadas domésticas. Dos 42,5 milhões de mulheres que fazem parte da população economicamente ativa, 6,2 milhões são negras. Isso representa 15,8% do total da ocupação feminina. E, de acordo com o estudo, a maioria das trabalhadoras domésticas é negra.

 

Cerca de 20% das mulheres negras ocupadas trabalham como empregadas domésticas e 24% delas têm carteira assinada.

 

Para Lais, a desvalorização do trabalho doméstico está ligada a uma depreciação das funções de cuidado na sociedade, no qual o trabalho doméstico se insere, e esse tipo de trabalho exige qualificação.

 

“As trabalhadoras domésticas são trabalhadoras como quaisquer outras, elas têm direito a uma regulamentação do seu trabalho, elas têm direito a uma proteção social, à licença-maternidade. O problema é que existe uma grande porcentagem de trabalhadoras sem contrato de trabalho”, afirmou.

 

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host