UOL Notícias Empregos

26/05/2010 - 16h49

IBGE aplica prova para recenseador no domingo (30); organizador recomenda chegar às 12h

Da Redação
Em São Paulo

A prova do concurso público para recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) será aplicada neste domingo (30), das 13h às 17h, simultaneamente, em todo o país. Os locais de realização dos exames podem ser consultados aqui
 


Os portões abrirão às 12h e serão fechados, impreterivelmente, às 13h. A Cesgranrio -- organizadora do concurso -- recomenda que os candidatos compareçam ao local de prova, com uma hora de antecedência, munidos de caneta esferográfica azul ou preta e documento de identidade original.

Não será permitida a entrada de candidato portando armas, aparelhos sonoros, celulares, calculadoras microcomputadores portáteis ou similares. É vedado, também, o uso de óculos escuro, protetores auriculares e acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro, etc.

A avaliação é objetiva (com testes de múltipla escolha) e terá 50 questões de língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos técnicos (20). As provas de conhecimentos técnicos serão baseadas no documento "Estudo dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010", que está entre as páginas 19 e 26 do edital do concurso (aquivo em .pdf).

Os candidatos devem ficar atentos, pois aqueles que obtiverem nota zero em alguma disciplina estarão automaticamente desclassificados da seleção.


Resultado


A divulgação da lista de classificados está prevista para o dia 1 de julho. Serão convocados para treinamento os candidatos aprovados e classificados nas provas objetivas, acrescidos de 10% do total de vagas definido para o município ou área de trabalho. Esse grupo vai passar por um treinamento no período de 19 a 24 de julho.

Depois do treinamento, será realizado um teste cujo resultado será representado em percentual de acertos e o candidato que não obtiver o mínimo de 40% será eliminado. Haverá ajuda de custo para aqueles que tiverem 100% de presença no treinamento.

A contratação dos recenseadores começa a partir de 26 de julho.

Concorrência

O concurso teve 1.052.402 inscritos para 191.972 vagas. No Estado de São Paulo, são 158.577 candidatos para 43.634 vagas. Em média, serão três candidatos por vaga. Na capital, 29.901 candidatos vão disputar 11.907 chances -- a concorrência é de 2,5 por vaga.

As informações foram fornecidas pela Cesgranrio. É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto.

 

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host