UOL Notícias Empregos

11/06/2010 - 10h19

Veja como as redes sociais podem ajudar a encontrar um emprego

Danilo Schramm
Em São Paulo

Procurar emprego é uma tarefa que exige paciência e dedicação, mas a agilidade da internet pode ser uma grande aliada daqueles que estão com dificuldades de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Para Alessandra Torres, coordenadora de seleção da Luandre, a internet ampliou muito as possibilidades de se conseguir um novo emprego, não só através de sites especializados em cadastro de currículos, como o Emprego Certo, como também através das redes sociais.

"O profissional tem, através destas redes, condição de se manter atualizado e fazer parte de grupos relacionados à sua área de atuação. Assim, além de saber o que acontece de novo, ele pode fazer novos contatos, participar de fóruns de discussão e se mostrar ao mercado", afirma Alessandra.

Bom senso

A coordenadora alerta que é preciso um pouco de cautela ao disponibilizar dados e outras informações na internet. "É muito importante que o profissional tenha bom senso na hora de se cadastrar, pois seu perfil ficará disponível em toda a rede. Isso pode contribuir ou até mesmo prejudicá-lo em uma avaliação profissional.”

Para Alessandra, o perfil do profissional deve substituir a apresentação de seu currículo (com breve histórico das atividades profissionais, qualificações e, se possível, um portfólio). Se bem elaborado, pode chamar a atenção e atrair pessoas interessadas no assunto, caso contrário passará despercebido.

Alguns cuidados são necessários se o objetivo é a conquista de um novo emprego. Assim, evite expor suas particularidades. “A seriedade e apresentação do profissional devem estar de acordo com o perfil de seu cadastro, pois muitos analistas de RH utilizam-se destas ferramentas como parte de avaliação no processo seletivo“, diz a coordenadora.

Dicas

Confira dez dicas que podem ajudar na busca de um novo emprego utilizando as redes sociais e também o que deve ser evitado para não se prejudicar:

1 - Mantenha o cadastro atualizado, com informações verdadeiras, destacando suas habilidades;
2 - Participe de grupos e fóruns de discussão relacionados à sua área de atuação;
3 - Mantenha uma comunicação clara, objetiva, destacando a ética e o profissionalismo;
4 - Utilize uma foto formal, que expresse seriedade;
5 - Amplie o networking, pois ele continua sendo importante mesmo quando estiver empregado;
6 - Mesmo quando trocar mensagens com pessoas conhecidas, evite gírias e palavrões;
7 - Evite participar de grupos ou comunidades de teor duvidoso ou pejorativo;
8 - Jamais fale mal dos chefes ou empresas em que trabalhou;
9 - Não divulgue fotos que possam transmitir uma imagem inadequada;
10 - Cuidado com comentários que possam ser mal interpretados, atitudes racistas ou sexistas.

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host