UOL Notícias Empregos

15/07/2010 - 13h53

Dúvida: Estou com 43 anos e não consigo recolocação no mercado. Devo cursar outra faculdade?

Da Redação
Em São Paulo

Sou Engenheira e estou com 43 anos. Possuo 16 anos de experiência na área de TI, mas não consigo me recolocar no mercado. Acredito que a causa é a minha idade, já que nas entrevistas tudo corre muito bem (não coloco minha idade no currículo). Devo persistir ou cursar outra faculdade?

O mercado tem demonstrado que, especialmente nas áreas técnicas, a questão da idade não tem sido fundamental. O que às vezes acaba complicando a vida dos candidatos é a falta de atualização frente aos conhecimentos gerados de maneira muito rápida, especialmente na área de TI.

Parece um paradoxo: os profissionais da área trabalham muito e têm pouca disponibilidade de tempo para participar de cursos, grupos de estudo, congressos , lançamento de produtos, etc. Porém, o mercado exige profissionais dinâmicos e atualizados.

Sugiro que você olhe seu currículo com olhos de selecionador: esses 16 anos foram na mesma empresa? Você teve promoções/mudanças de cargo (o que demonstra evolução profissional)? Nesse período fez cursos e/ou participou das atividades acima relacionadas? Nas entrevistas tende a se posicionar como viúvo(a) do emprego anterior? Quais são suas maiores e melhores competências que podem agregar valor à vaga em questão? Isso tem que aparecer com clareza no currículo e nas entrevistas.

Coloque sua idade no currículo. Isso demonstra que para você isso não é um problema. Se gosta da carreira que escolheu, por que mudaria agora, fazendo outra faculdade? Mesmo fazendo isso, você continuaria com os seus 43 anos, 44, 45...

Experimente investir cursos rápidos de atualização em entidades valorizadas pelo mercado. MBA e especializações também podem ser importantes e sinalizam sua busca por desenvolvimento técnico. Que tal se aproximar dos grupos formais e informais de pessoal da área de TI? Se possível, sugiro que invista num processo de coaching. Isso pode ajudar nesse reposicionamento de carreira, tornando-o mais rápido e menos sofrido.

Laura de Barros, especialista em coaching e diretora da PresençaRH.

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host