UOL Notícias Empregos

19/07/2010 - 13h01

IBGE: recenseadores iniciam treinamento para o Censo 2010

Da *Redação
Em São Paulo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia hoje o treinamento dos recenseadores que participarão do Censo 2010. Ao todo, 209.826 candidatos receberam o material de autoinstrução, o manual do recenseador, o roteiro de estudos do recenseador e o teste inicial, que foi entregue preenchido nesta segunda (19).

  • IBGE

    Computador de mão (PDA) desenvolvido para o Censo 2010.


Com esse material, os recenseadores saberão o que é o Censo, a importância de fazê-lo corretamente, quem são e como classificar os moradores e domicílios, além de como funciona o computador de mão (PDA), que será seu instrumento de trabalho durante a coleta de dados nas entrevistas.

Maioria é de mulheres e jovens

Entre os futuros recenseadores, as mulheres são maioria (58%), assim como os jovens: cerca de 45% dos candidatos têm entre 18 e 25 anos. Existem cinco recenseadores com mais de 80 anos. O mais velho – com 87 anos – está em Goiânia; outros três no Estado de São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Em apenas oito das 27 unidades da federação (UFs), o número de recenseadores homens é maior que o de mulheres – Amapá, na região Norte; e Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, todas na região Nordeste.

Deficientes

Acre e Roraima são as únicas Unidades da Federação a não contar com recenseadores PNEs (portadores de necessidades especiais). Por outro lado, Minas Gerais e São Paulo, cada um com 27 profissionais, são os dois Estados a ter o maior número de PNEs entre os futuros recenseadores.

Início do trabalho

A partir de 1º de agosto, os recenseadores aprovados no treinamento começarão o trabalho de entrevistas domiciliares que durará cerca de três meses. Esses profissionais visitarão todos os domicílios do país, nos 5.565 municípios brasileiros.

*Com informações do IBGE

 

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host