UOL Notícias Empregos

28/07/2010 - 16h25

Desemprego em SP tem menor taxa dos últimos 19 anos para meses de junho

Da *Redação
Em São Paulo

A taxa de desemprego na média dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo atingiu 12,9%, em junho último, ante 13,3% em maio. É a menor taxa para meses de junho já registrada pela Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecônomicos) e da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

De acordo com o coordenador da pesquisa pela Fundação Seade, Alexandre Loloian, esse resultado mostra que os diversos setores da economia já superaram os efeitos da crise financeira internacional e estão empregando mais trabalhadores. Ele lembra que, em junho do ano passado, a retomada ainda estava sendo 'ensaiada".

Apesar disso, o economista adverte que o número de desempregados ainda é muito expressivo: 1,383 milhão. Houve redução de 39 mil desempregados na virada de maio para junho, em razão do número de postos criados (68 mil) ter sido superior à entrada de mais pessoas no mercado de trabalho (29 mil).

O nível de ocupação cresceu na média 0,7% e o setor que mais empregou foi o de serviços (65 mil postos), uma alta de 1,3% sobre maio. Na sequência, estão o comércio (20 mil e crescimento de 1,4%) e outros setores, incluindo construção civil e emprego doméstico, com 7 mil vagas, 0,7% de alta. A indústria foi em sentido oposto e cortou 24 mil empregados, uma queda de 1,4%.

O rendimento médio relativo ao mês de maio sobre abril aumentou tanto para os ocupados (R$ 1.320, alta de 1,6%) quanto para os assalariados (R$ 1.355, alta de 1,8%). Esses valores, no entanto, não significam que todos os trabalhadores estejam ganhando mais, ressaltou Loloian. Segundo ele, o rendimento médio tem “efeitos estatísticos”. Ou seja, o cálculo reflete ganhos de algumas categorias, mas também a eliminação de vagas.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host