UOL Notícias Empregos

13/08/2010 - 13h04

Saiba como utilizar as redes sociais sem se prejudicar no trabalho

Da Redação
Em São Paulo

Segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, em setembro do ano passado 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas no Brasil. Em muitas empresas as redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut já fazem parte do dia-dia dos funcionários.

Segundo Ivan Witt, head hunter da Steer Recursos Humanos, alguns cuidados devem ser tomados dentro do ambiente virtual, pois nele estão presentes não só amigos e familiares como gestores, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas as vertentes pessoais e profissionais que fazem parte da vida dos internautas.

“É preciso ter critérios na utilização das redes sociais e analisar qual é o objetivo das postagens de idéias, pensamentos ou sugestões. Não é porque a internet é um ‘campo aberto’ que se deve abastecer uma página com qualquer tipo de informação”, diz Ivan.

Se o interesse for profissional é preciso ser bastante seletivo para não misturar informações particulares ou estará sujeito a interpretações que nem sempre lhe favorecerão. “Relatos detalhados de sua vida pessoal na internet passam a ser públicos e as conseqüências disso fogem ao seu controle” afirma o head hunter.

As informações institucionais devem ser tratadas com mais cuidado, pois as empresas estão ligadas a um grande número de internautas como clientes, funcionários, fornecedores, governo, etc. Nesse campo, qualquer deslize pode ser bastante prejudicial.

“Até mesmo na utilização das redes sociais por razões pessoais, é preciso cautela. Se seus seguidores ou amigos fizerem parte de seu networking profissional, seu perfil estará sujeito a interpretações da mesma forma, e o que era apenas uma informação sem importância, pode acarretar em diversos constrangimentos”, alerta o especialista.

Veja cinco cuidados que devemos tomar ao lidar com redes sociais:

1 - Critério no repasse de informações

Com a facilidade reproduzir conteúdos na internet, as informações devem ser verificadas e a fonte deve ter credibilidade. Nem tudo que está disponível na rede é verdade. Repassar uma informação mentirosa não tira só a credibilidade de quem assina o texto como também de quem o manda.

2 - Não fale dos seus colegas, chefes ou da empresa

Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para sua carreira. Por isso pense muito antes de fazê-las, mesmo que seja feita no seu Twitter pessoal e que ele esteja bloqueado. "Além de ser antiético, não fica nada bem para o relacionamento no ambiente de trabalho”, explica o head hunter.

3 - Cuidado extra para quem ocupa posição de destaque

Declarações feitas por profissionais em posições de destaque, mesmo que em suas páginas pessoais, inevitavelmente serão alvos de críticas e especulações pelos leitores. “É impossível controlar o desdobramento da informação uma vez que ela se torna pública, principalmente se a fonte da mesma é o protagonista da ação”, diz Ivan.

4 - Não emita opinião pessoal no perfil corporativo

Funcionários não podem emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Segundo Ivan, isso pode ser causa de demissão por justa causa.

5 - Imagine-se dando uma entrevista ao vivo

Uma regra fácil é imaginar-se dando uma entrevista ao vivo para um grande público. Seja coerente, não invente nem tripudie. "A informação que você publica fica para sempre atrelada a você”, finaliza Ivan.

 

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host