UOL Notícias Empregos

12/04/2011 - 11h35

Dúvida: O que dizer quando me questionam sobre a saída dos últimos empregos?

Da Redação
Em São Paulo

Trabalhava há oito meses em uma empresa quando surgiu uma oportunidade muito melhor. Troquei imediatamente de emprego e logo depois fui demitida sem motivo aparente. Agora, em uma entrevista para uma nova vaga, fui questionada diversas vezes sobre a saída das duas últimas empresas. Meu histórico passa a impressão de que "pulo de galho em galho". Não sei o que explicar.

Prezada internauta,

Realmente, ao ler seu currículo, o recrutador pode ter receio de que você mude rapidamente de emprego novamente, caso seja selecionada para a vaga.

Não é crime querer melhorar na carreira e agarrar oportunidades melhores que aparecerem. Você não deve se envergonhar do seu histórico nem mentir, omitindo o que aconteceu. Todos nós temos erros e acertos no nosso desenvolvimento profissional. Todos temos pontos fortes e fracos.

Na entrevista, ressalte os seus pontos fortes e mostre que conhece seus pontos negativos e está trabalhando para melhorá-los.

Caso seja questionada sobre por que 'não deu certo nas empresas anteriores', mostre que a vontade de crescer e se desenvolver profissionalmente foram a motivação para a mudança. Deixe claro que não foi porque 'apenas deu vontade'. Reforce que a experiência lhe ensinou a valorizar também outros aspectos da função e que está mais confiante para assumir uma nova responsabilidade na nova empresa.

Comente o que você aprendeu com esta experiência e emende à resposta algo que valorize seu currículo, para não se prolongar neste assunto ou demonstrar insegurança.

O recrutador irá olhar vários aspectos do seu perfil profissional (conhecimentos, experiência, maturidade) e comparar com os requisitos da vaga. Não será apenas este fator que decidirá seu futuro. Não se preocupe tanto com ele e explore ao máximo seus pontos positivos.

Um abraço e boa sorte!

Por Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo

Encontre vagas de emprego na sua Área

Concursos Previstos

As mais lidas

Hospedagem: UOL Host