UOL Notícias Empregos

29/09/2011 - 13h00

Entender o edital do concurso é o primeiro teste para a aprovação; veja dicas

Danilo Schramm
Em São Paulo
  • Quem deseja obter sucesso em seleções públicas deve ficar atento às regras do edital

Candidatos que pretendem conquistar uma oportunidade de trabalho no serviço público ou que estão entrando agora no mundo dos concursos precisam, antes de começar a se dedicar aos estudos, entender como funcionam as regras do edital para não ser pego de surpresa e evitar aborrecimentos futuros.

Primeiramente é preciso se acostumar a ler e entender o edital de abertura -- documento oficial que regulamenta o concurso. Nele constam as instruções sobre requisitos básicos, carreira, vagas, inscrições, provas, critérios de avaliação e todas as informações necessárias para o candidato.
 


De acordo com o professor e coordenador geral da Siga Concursos, Carlos Albero De Lucca, ler e entender o edital de um concurso é o primeiro teste para a aprovação. “Quem não tem o hábito de ler os editais, além de correr o risco de escolher uma função incompatível com o perfil, pode ainda perder a inscrição do concurso ou se preparar de forma inadequada”, afirma.

O concurso só passa a existir efetivamente quando o seu edital é publicado no Diário Oficial. Se houver necessidade de alteração do edital, uma retificação também é publicada posteriormente.

De Lucca explica que no edital existem itens, aparentemente sem importância, que se não forem seguidos podem prejudicar muito o candidato. “Um exemplo é a cor da tinta da caneta (geralmente azul ou preta) que deverá ser usada para preencher o gabarito. Se for utilizada outra cor, a leitura do cartão de respostas será prejudicada ou até impossibilitada”, diz o especialista.

O professor elaborou algumas dicas básicas que devem ser seguidas por todos aqueles que querem conquistar uma vaga em concursos públicos. Confira:
 

Seis dicas para não cair em armadilhas:

Inscrição Observe com bastante atenção o período de abertura e encerramento das inscrições para não correr o risco de perder o prazo.
Atribuições Saiba exatamente quais são as atribuições da função escolhida e a remuneração oferecida para evitar decepções futuras e não correr o risco de abandonar o cargo quando começar a trabalhar.
Fases Tenha conhecimento de todas as fases do concurso e esteja preparado para todas elas.
Conteúdo Verifique as disciplinas e o conteúdo programático que serão cobrados nos exames. Caso contrário, corre-se o risco de estudar a matéria errada.
Prova Tome conhecimento de todas as instruções para realização da prova. É preciso estar atento à data, local e horário de realização dos exames que podem ser divulgados já no edital de abertura do concurso.
Critério de correção Conheça o critério de correção da prova e informe-se sobre o peso e quantidade das questões de cada disciplina. Em provas do tipo Certo ou Errado, por exemplo, cada item que o candidato erra anula um item que acertou, porém, se não estiver seguro, o candidato poderá deixar o item em branco, não sendo obrigado a chutar.


 

Veja mais

Encontre vagas de emprego na sua Área

Concursos Previstos

As mais lidas

Hospedagem: UOL Host