UOL Notícias Empregos

10/10/2011 - 16h05

Dúvida: Qual a intenção do selecionador quando questiona sobre o animal que gostaríamos de ser?

Da Redação
Em São Paulo

"Durante uma entrevista de emprego, o selecionador pode perguntar sobre qual animal gostaríamos de ser. Qual a intenção da pergunta e como devo responder?"

A intenção da pergunta é identificar a projeção que cada pessoa realiza de si mesmo e, a partir disso, revelar suas características. Portanto, em um processo seletivo mais de uma pessoa pode escolher o mesmo animal, porém por razões não necessariamente idênticas.

Lembro-me em uma dinâmica, na qual dois candidatos escolheram ‘pássaro’ como animal de identificação. Para o primeiro candidato o pássaro representava liberdade, autocontrole sobre seu corpo, saber a hora de poder voar; para o outro o significado era diferente: voar em grupo, saber a hora certa de trocar a posição de vôo.

Naquele momento em que citaram diferentes características de um pássaro, não estavam falando do animal, mas sim deles, o que era importante e como se viam. Tanto o primeiro a falar demonstrou na dinâmica de grupo características do que tinha exposto, como autonomia, independência, concentração e o segundo, espírito de cooperação com o grupo e centrado no sentido de se colocar, argumentar, saber ouvir.

É importante lembrar que durante uma dinâmica de grupo ou entrevista de emprego não é o animal escolhido que está sendo avaliado e sim o que o candidato falará sobre ele e suas características. Muitos profissionais ficam com receio sobre o que responder e optam por animais que são admirados pela força e tomam a dianteira do problema, como o leão ou tigre.

O profissional será analisado e observado por pessoas capacitadas. Por isso, não adianta optar, por exemplo, pelo gato e dizer que se adapta facilmente às situações ruins e mostrar-se inflexível durante a entrevista.

O candidato deve escolher sempre um animal com o qual se identifique, seja uma cobra ou uma formiga. O importante é o porquê da escolha. Neste momento é importante a sinceridade da escolha por parte do candidato, pois se for dito algum animal e seus comportamentos não condizerem com as caraterísticas que pontuou, será facilmente identificado na dinâmica ou na entrevista.

Por Talita Batista, consultora de RH da Luandre

Veja mais

Encontre vagas de emprego na sua Área

Concursos Previstos

As mais lidas

Hospedagem: UOL Host