UOL Notícias Empregos

15/12/2011 - 06h00

Dúvida: Devo informar pretensão salarial acima ou abaixo da média?

Da Redação
Em São Paulo
  • Alan Marques/Folha Imagem

A maioria dos sites de emprego pedem para informar pretensão salarial. Fico com receio de perder a vaga colocando um valor acima do esperado. Por outro lado, também acho que posso me desvalorizar informando um salário abaixo da média. Como é possível ter uma boa noção sobre o valor que devo informar?

 

A maioria dos sites de empregos e empresas solicitam a pretensão salarial dos candidatos no início do processo seletivo para se assegurarem que ambas as partes estão de acordo com o proposto. Sabemos que a remuneração é fundamental tanto para quem contrata como para quem é contratado e se o valor não estiver de acordo nem um primeiro contato é necessário. É claro que se a empresa tiver a oportunidade de negociar o valor que está sendo pedido em seu currículo as negociações podem ir adiante.

 

Se você já possui experiência profissional, coloque em seu currículo o valor que realmente busca e que julga motivador e interessante para aceitar uma proposta, pois pensar em mudar este valor depois de uma primeira entrevista pode não ser bem avaliado pelo contratante.

 

Já se está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho, sugiro informar-se sobre o cargo que pretende ocupar, fazendo pesquisas em sites idôneos e jornais conceituados que oferecem gratuitamente tabelas de cargos e salários sempre atualizadas. Além disto, é sempre bom observar o que as empresas costumam pagar para a mesma colocação, pois desta forma, terá uma média entre diferentes empresas e segmentos.

 

Quando pedem pretensão salarial é sempre aconselhável colocar um valor e não simplesmente mencionar "a combinar", pois se o contratante já solicita a informação é porque certamente é um item importante em seu processo seletivo. Não se preocupe se isso pode desclassificá-lo, pois afinal de contas, se o valor solicitado por você é muito maior, certamente na entrevista descobriria que a proposta não lhe é atrativa. Já se sua pretensão é menor, pode apostar que se o seu currículo atender às exigências você será chamado!

 

Por Francine Amadeu, gerente de seleção da Luandre

Veja mais

Encontre vagas de emprego na sua Área

Concursos Previstos

As mais lidas

Hospedagem: UOL Host