UOL Notícias Empregos

03/11/2008 - 16h50

Como fazer o currículo de um portador de deficiência auditiva?

Gostaria de saber como apresentar o currículo de uma pessoa portadora de deficiência auditiva. Ele usa aparelho e se comunica bem, tem muita experiência como contador, e a deficiência não atrapalha em nada seu desempenho profissional. Só que, na maioria das vezes, ele tem o currículo selecionado e, quando vai fazer a entrevista, é barrado.

O currículo precisa ser objetivo, ou seja, deve conter as informações mais importantes sobre o candidato. É fundamental colocar qual é a deficiência. Ressalte as suas competências e o seu potencial tanto no currículo quanto na entrevista. Seja claro e enfatize que essa diferença não vai atrapalhar em nada no seu desempenho.

Também não há a necessidade de colocar toda a trajetória profissional. Caso a pessoa já esteja no mercado há muito tempo, recomenda-se que as três últimas empresas sejam citadas, a não ser que a vaga a qual está se candidatando exija alguma experiência que você possui e está em uma vivência profissional mais antiga.

Em relação à escolaridade, aponte as mais recentes. Por exemplo, se você está cursando o superior, não há necessidade de colocar formação em ensino médio, porque já fica implícito no currículo.

Fernanda Melo, supervisora de recrutamento e seleção da Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais)

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host