UOL Notícias Empregos

02/12/2008 - 14h25

Fui reprovada na monografia da pós-graduação. Devo colocar o curso no currículo?

Sou graduada em publicidade e propaganda e fiz pós-gradução em design gráfico. Porém, nesse curso, fui reprovada na minha monografia. Mesmo não tendo o diploma, o conhecimento que adquiri é significativo, mas tenho receio de as pessoas terem uma má impressão por ter eu sido reprovada. Como devo colocar no meu currículo esse curso? Ou não devo incluí-lo?

Geralmente, só devem ser incluídas formações superiores e de pós-graduação em currículos numa das seguintes situações do curso: foi concluído; está em andamento; foi trancado ou interrompido.

O caso do curso citado não se enquadra em nenhuma dessas três categorias? Assim, é recomendável não incluir.

Mas, na entrevista, pode ser mencionada a aquisição de conhecimentos fundamentais que o curso tenha proporcionado, evitando, no entanto, entrar em detalhes sobre a conclusão do curso.

Nesse caso, é interessante enfocar os principais conhecimentos adquiridos e demonstrá-los em linguagem que o entrevistador compreenda, sobretudo aqueles que sejam de interesse da empresa e oportunos à vaga. Assim, é necessário antes saber o máximo possível sobre a vaga oferecida e a cultura da empresa.

Poderão surgir perguntas como: "Por que você não incluiu este curso em seu currículo?" ou "Mas você concluiu o curso?". A resposta deve ser concisa e objetiva, evitando detalhes, que às vezes mais levantam suspeitas do que validam a experiência.

Marcelo Abrileri, presidente da empresa de recursos humanos Curriculum

Compartilhe:

    Encontre vagas de emprego na sua Área

    Concursos Previstos

    As mais lidas

    Hospedagem: UOL Host