UOL Notícias Empregos

22/01/2009 - 17h20

Currículo não precisa ter todas as áreas de atuação do profissional; veja análise

Da Redação
Em São Paulo

O UOL Empregos publica nesta quinta (22) mais uma edição da seção em que um especialista de recursos humanos analisa o currículo de um internauta. Quinzenalmente, consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

  • Veja como era o currículo do internauta e como ficou.


  • Segundo a consultora de recursos humanos da Catho Online, Elen Bezerra, que analisou o currículo, um dos maiores erros do internauta foi ter mencionado vários campos de atuação. "Isso pode passar a impressão de falta de foco profissional, o que não é bem visto pelos selecionadores. Caso tenha mais de uma área, sugiro que tenha mais de um modelo de currículo", diz.

    Além disso, o profissional deveria ter escrito as atribuições dos cargos, porque isso diz "quais atividades foram realizadas na empresa e mostra também o grau de conhecimento dele nas funções", explica.

    Outros erros foram usar o e-mail da empresa atual no currículo (melhor usar um endereço pessoal) e dizer que não é não fumante. Segundo a consultora, este último dado pode ser visto pelos selecionadores como falta de objetividade. "O mais indicado é mencionar essa informação no momento da entrevista, diretamente ao selecionador.

    Por outro lado, o internauta acertou quando fez um resumo de suas principais qualificações -- porque dá uma visão mais ampla dos conhecimentos nas atividades. Ponto positivo também por ter mencionado o nome, o cargo e a data de atuação nas empresas, bem como o nome da instituição onde cursa a graduação e o período em que está -- são informações importantes para o selecionador na triagem dos currículos e na entrevista.

    Escolha dos currículos
    Para selecionarmos o resumo profissional analisado quinzenalmente, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

    Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

    Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host