UOL Notícias Empregos

30/06/2009 - 22h00

Dúvida: Sofri assédio sexual e moral. Nas entrevistas, o que devo dizer?

Em meu último emprego, sofri assédio sexual e moral por parte do meu chefe (mas não o processei por medo de ameaças) e acabei pedindo demissão após três meses de trabalho. Nas entrevistas, sempre que olham minha carteira de trabalho, me perguntam por que permaneci só três meses em meu último emprego. O que devo dizer? A verdade?

Trata-se de um assunto extremamente delicado. Antes de mais nada, precisamos ressaltar que é lamentável a postura tomada pelo seu último chefe. A parte positiva dessa história é que cada vez menos profissionais com esse perfil têm espaço em um mercado de trabalho cada vez mais profissionalizado.

Quanto à forma de abordar o tema, a nossa sugestão é que sua resposta seja sincera, mas discreta, para evitar possível polêmica. Uma resposta como: "Houve incompatibilidade entre a forma como meu chefe gerenciava as pessoas e a forma que considero adequada. Como são algumas impressões pessoais, não gostaria de entrar em detalhes sobre o ocorrido. Acredito ainda que minhas experiências profissionais anteriores podem espelhar melhor minhas qualidades profissionais e pessoais".

Não acredito que externar explicitamente o ocorrido seja necessário; isso não deveria fazer com que você fosse eliminada de um processo de seleção, mas também não acredito que agregará valor.

Além disso, sua história profissional não se resume exclusivamente a esse fato isolado. A importância que você der a ele será a mesma que o entrevistador dará.

Fernando Mantovani, diretor de operações da empresa de recursos humanos Robert Half

Veja as respostas das outras perguntas escolhidas em junho:

  • Tenho experiência só na área pública. Como conseguir emprego em outro campo?
  • Se o processo seletivo estiver bagunçado, como agir?
  • Trabalhei em empresa familiar e tive um negócio próprio. Como voltar ao mercado?
  • Quais são os descontos incidentes sobre um salário mínimo?
  • Tenho direito a receber, caso a empresa quebre o contrato temporário?
  • Roberto Shinyashiki responde a dúvida de internauta sobre transição de carreira
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host