UOL Notícias Empregos

30/06/2009 - 22h00

Dúvida: Trabalhei em empresa familiar e tive um negócio próprio. Como voltar ao mercado?

Trabalhei três anos na empresa de meu irmão, no ramo de construção civil. Meu cargo era o de gerente administrativo. Não fui registrada e não tenho nenhum outro registro em minha carteira, porque, depois desses três anos, eu abri a minha própria empresa. Só que não deu certo e quero entrar no mercado de trabalho. Sou formada em ciências da computação. Por favor me deem uma dica.

Não ter registro em carteira não é um problema, desde que você elabore um currículo valorizando todas as atividades que desenvolveu na empresa do seu irmão e em sua própria empresa. É importante também que você descrimine seus cargos e o período de cada atuação, e não é necessário colocar no currículo que a empresa era familiar -- cite apenas na entrevista, se for questionada.

Com relação ao seu projeto não ter dado certo, você precisa saber explicar os motivos disso -- provavelmente o recrutador irá questioná-la sobre o assunto. Fale dos esforços que fez para o sucesso do projeto e as lições que ficaram de tudo isso. Tome cuidado para não dar a impressão de que deseja, mesmo que futuramente, abrir um novo negócio, pois assim o recrutador vai preferir não correr o risco de contratá-la e perdê-la em pouco tempo.

E, para finalizar, é necessário que você esteja preparada para explicar a migração da sua área de formação para a área administrativa -- mostre-se decidida e resolvida em relação a essa transição. Mas, caso haja interesse em trabalhar em sua área de formação e tenha alguma experiência nela, prepare um segundo currículo que contenha essas experiências e o encaminhe, dependendo da vaga a que for concorrer. Com dois currículos elaborados, você não terá de mudar algumas informações toda vez que for concorrer a vagas de diferentes áreas.

Luiz Pagnez, diretor do site de recrutamento Emprego Certo

Veja as respostas das outras perguntas escolhidas em junho:

  • Sofri assédio sexual e moral. Nas entrevistas, o que devo dizer?
  • Se o processo seletivo estiver bagunçado, como agir?
  • Tenho experiência só na área pública. Como conseguir emprego em outro campo?
  • Quais são os descontos incidentes sobre um salário mínimo?
  • Tenho direito a receber, caso a empresa quebre o contrato temporário?
  • Roberto Shinyashiki responde a dúvida de internauta sobre transição de carreira
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host