UOL Notícias Empregos

04/12/2009 - 11h00

Dúvida: Se me formasse aos 43 anos, a idade seria um empecilho para recomeçar?

Trabalho na mesma empresa há 12 anos, mas não estou contente. Em 2008, após três anos de curso, me formei em licenciatura matemática (foi o que deu para pagar), mas ainda não consegui emprego nessa área, por falta de oportunidades ou baixos salários. A minha dúvida é: se eu começar engenharia agora, estarei formado aos 43 anos. Essa idade é um empecilho para recomeçar ou seria melhor pensar em alguma pós-graduação? No caso da pós, nem tenho ideia em que área seria.

Em primeiro lugar, sugiro que você faça uma exercício de reflexão, no qual irá responder às seguintes questões: Quais são os meus objetivos? O que quero para mim? O que me deixaria feliz no campo profissional?

Se você não parar, vai acabar perdendo tempo e gastanto dinheiro em cursos que nesse momento não vão agregar valor algum. Não adianta realizar um curso somente porque dá para pagar. O que está em jogo é a sua carreira, sua ascensão profissional.

A partir do momento em que você tiver claro o que quer, fica mais fácil buscar o caminho e pensar em estratégias para atingir seu objetivo. Aos 43 anos, realmente fica um pouco mais díficil iniciar uma nova profissão, porém, nada é impossível, desde que realmente seja isso o que você quer.

Se formos pensar de uma forma mais racional, seria conveniente realizar uma pós-graduação com foco na área em que você trabalha e procurar se desenvolver no seu atual trabalho.

Mas, para que você possa decidir, faça uma análise de sua vida profissional. Por que você não está contente? O que está faltando?

Se quiser usar o curso de licenciatura em matemática, você poderia se desenvolver na área acadêmica. Pensar em fazer uma pós-graduação voltada para essa área e dar aulas em faculdade.

Stefania Lins Giannoni, psicóloga e headhunter

Leia outras dúvidas respondidas neste mês:

  • Que cursos extracurriculares podem me beneficiar na construção de minha carreira?
  • Um currículo pode ter duas páginas?
  • Tenho 40 anos e quero me recolocar. Como atingir o resultado esperado?
  • Fui demitido da Polícia Militar; posso prestar concurso público?
  • O que responder quando perguntam sobre pretensão salarial?
  • Em que casos o trabalhador tem direito a hora extra?


  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host