UOL Notícias Empregos

29/12/2009 - 14h00

Dúvida: Não consigo emprego porque não querem diminuir meu último salário; está certo?

Estou com sérias dificuldades em me recolocar no mercado de trabalho em virtude de as empresas não quererem rebaixar o ultimo salário que estava em minha carteira. Isso é correto? Existe uma norma interna nas empresas sobre salários?e

Não existe uma regra interna nas empresas sobre o assunto. Porém, quando o recrutador está fazendo uma seleção para determinada posição, do mesmo modo que ele não quer errar escolhendo alguém com menos habilidades e competências do que as necessárias para a vaga, também não quer errar com um candidato que supere muito as características desejadas.

Isto acontece porque, em geral, alguém com mais capacidade do que o cargo exige vai acabar se sentindo subutilizado e desmotivado, com grandes chances de esse profissional começar procurar outro emprego rapidamente e deixar o recrutador com o mesmo problema novamente.

Um sinal que os recrutadores vão observar, para saber se estão com um candidato muito acima do que a vaga exige, é quanto o mercado pagava por seus conhecimentos e habilidades no passado, ou seja, seu último salário. Outro fator que o recrutador levará em conta é que, se o candidato ganhava muito mais, ele tinha um padrão de vida diferente do que a proposta atual oferece, e será natural que ele tente recuperar esse patamar, procurando outro emprego que pague mais.

Portanto, se você está enfrentando esse problema na seleção, deve tentar demonstrar para o recrutador que você tem interesse na posição, mesmo sabendo da diferença salarial, e que enxerga na oportunidade uma chance de crescer em outros sentidos: agregar mais experiência, complementar conhecimentos, ou que a empresa tem alguma característica que é um diferencial (como o fato de você morar perto e, assim, não gastar tanto com transporte).

O que o recrutador precisa é ter confiança que você é o melhor candidato para o cargo e que não vai se desmotivar ou procurar outro emprego rapidamente.

Luiz Pagnez, diretor do site Emprego Certo

Leia as respostas das outras perguntas escolhidas neste mês:

  • Procuro emprego no fim de ano?
  • Quanto se ganha quando se trabalha em um feriado?
  • Sou registrado numa função, mas exerço outra. Que fazer?
  • Quais os idiomas mais requisitados para o profissional formado em economia?
  • Qual a idade máxima para me formar e conseguir me recolocar no mercado?
  • Quem tem ensino superior pode prestar concurso para nível médio?
  • Compartilhe:

      Encontre vagas de emprego na sua Área

      Concursos Previstos

      As mais lidas

      Hospedagem: UOL Host