UOL Notícias Erratas
 

31/07/2007 - 15h57

Mercado de hipotecas volta a preocupar e Bovespa passa a cair

Da Redação

Em São Paulo
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que operava em alta desde a manhã desta terça-feira, passou a cair depois que a empresa norte-americana American Home Mortgage Investment, do mercado de hipotecas, anunciou que não pode financiar empréstimos imobiliários e talvez precise liquidá-los.

A notícia aumentou as preocupações com o setor de imóveis. As Bolsas dos Estados Unidos, que estavam em alta durante a manhã, começaram a operar sem rumo definido, com investidores divididos entre dados positivos sobre inflação divulgados hoje e a notícia negativa sobre o setor de hipotecas.

O receio de crise nesse segmento derrubou Bolsas do mundo todo na semana passada. A Bovespa caiu 7,87% ao longo entre a abertura do pregão na segunda-feira 23 e o fechamento na sexta 27.

Às 15h50, o Ibovespa (Índice Bovespa, o principal da Bolsa paulista) tinha leve queda de 0,06%, a 55.198 pontos. O dólar, às 13h10, subia 0,32%, cotado a R$ 1,883 na venda.

As Bolsas da Europa fecharam em nível positivo.

Durante a manhã, a divulgação, nos Estados Unidos, de pesquisa mostrando uma inflação abaixo do esperado ajudou a dar fôlego ao mercado brasileiro de ações, mesmo após a forte alta de 3,12% registrada no fechamento de ontem.

O núcleo do índice de preços dos gastos com consumo dos norte-americanos (PCE, na sigla em inglês) sem contar alimentos e energia, itens tidos como voláteis, subiu 0,1% em junho. Analistas previam alta de 0,2%.

Também foram divulgados nos EUA dados sobre renda pessoal, que ficaram próximo do esperado, ligeiramente abaixo, e de gastos pessoais, em linha com as previsões de analistas financeiros.

No Brasil, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que a confiança da indústria subiu em julho e atingiu o maior nível da historia, desde que o índice começou a ser calculado, em 1995.

(Com informações do Valor Online)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host