UOL Notícias Erratas
 

03/07/2008 - 20h36

Primeira página: Santa Casa de Belém desmente existência de 12 corpos de bebês em geladeira de UTI

Da Redação
O UOL errou ao divulgar em sua primeira página a notícia "Deputado encontra mais 12 corpos de bebês na Santa Casa de Belém". A Fundação Santa Casa de Belém (PA) desmentiu a informação divulgada pela Agência Brasil, reproduzida pelo UOL e destacada na homepage do portal, de que além dos 26 recém-nascidos que morreram no hospital na última semana, 12 corpos de bebês estavam em uma das geladeiras da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

A notícia havia sido divulgada pela Agência Brasil, em texto que informava que "em visita à Santa Casa de Misericórdia de Belém, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) constatou" a existência de mais 12 corpos de bebês no local.

Leia a nota divulgada pela Santa Casa:

Sobre a notícia veiculada na Agência Brasil nesta quinta-feira (3), a Fundação Santa Casa esclarece que não existem 12 corpos de bebês na entidade. Hoje, existem três corpos, cujas famílias são de municípios do interior do Estado e, portanto, estão na instituição para serem resgatados.

Por seu caráter assistencial, a Santa Casa providenciou enterro gratuito dos bebês, de famílias carentes, que morreram no hospital. A Fundação Santa Casa afirma ainda que os bebês que vão a óbito são colocados em um necrotério até que as famílias os retirem ou que sejam enterrados pela própria instituição de saúde.


Deputado alega que houve erro em notícia

A assessoria de imprensa do deputado Zenaldo Coutinho informou que a Agência Brasil errou na divulgação da notícia. Segundo sua assessoria, o deputado não disse à agência que ele tinha ido até a Santa Casa (a notícia original dizia que a existência dos 12 corpos havia sido constatada pelo deputado em visita à Santa Casa).

Veja abaixo nota divulgada pelo deputado Zenaldo Coutinho:

"A respeito dos estarrecedores episódios da mortalidade de bebês no Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará informo:

I - Fiz pronunciamento na última quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados, em solidariedade às famílias das 24 vítimas recém-nascidas. Relatei, também, a denúncia dos funcionários da Santa Casa, veiculada no Jornal "A Tarde", da Bahia, no dia 1º de julho, sobre a existência de mais 12 corpos na câmara fria do referido hospital.

II - Em razão dos fatos comprovados e das denúncias, requeri a criação de uma comissão externa, com representantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, e força tarefa do Governo Federal para participar das apurações do caso.

III - Hoje, quinta-feira, dei entrada em representação, que foi aprovada por unanimidade, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Presidência da República, para a formação de Comissão Externa de apuração, que estará em Belém no dia 10/07/2008, acompanhando as Comissões do Senado e da Câmara.

Esclareço que não visitei recentemente o Hospital e que o farei quando da ida das Comissões. Portanto, qualquer informação diferente desta é equivocada.

Deputado Zenaldo Coutinho


A Agência Brasil informou no início da noite que o deputado desmentiu a informação que havia dado anteriormente.

Leia abaixo texto publicado pela Agência Brasil às 19h34:

A informação de que existiam mais 12 corpos, além das mortes que já estão sendo investigadas, em uma geladeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, foi dada pelo deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

No entanto, o deputado desmentiu ter estado no hospital. Ele afirmou que fez a denúncia com base em reportagem de um jornal do estado da Bahia. "No início da semana, houve denúncias publicadas na imprensa de que haveria na geladeira da Santa Casa, na câmara fria, outros 12 corpos de recém-nascidos", disse Coutinho.

De acordo com a Santa Casa, os bebês que morrem são colocados no necrotério até que as famílias os retirem ou que sejam enterrados pela própria instituição de saúde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host