UOL Notícias Notícias
 

36.Senado paga motorista de ministro Hélio Costa (Comunicações) em BH

Fernando Rodrigues
Colunista do UOL, Em Brasília
atualizada em 05.05.2009
Para enviar e-mails para os personagens envolvidos, passe o mouse sobre o nome e clique para acessar o endereço eletronico de cada um.
Mais
Blog do Fernando
Poder e Política

Data de Divulgação

23.04.2009

O escândalo

A "Folha" publica reportagem informando que o assistente parlamentar lotado no gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) Januário Rodrigues exerce em Belo Horizonte a função de motorista da família do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em 16 de fevereiro deste ano, o salário dele subiu de R$ 2.247,72 para R$ 2.694,64 mensais, de acordo com ato do diretor-geral do Senado.

Januário foi nomeado em 2003, logo após a posse de Costa como senador. Depois, Costa virou ministro das Comunicações de Lula, tendo assumido o seu 1º suplente, Wellington Salgado, que manteve Januário empregado - ainda que o funcionário continuasse a trabalhar como motorista de Costa.

Por meio de nota, o ministro das Comunicações disse: "[Januário Rodrigues] está lotado no gabinete do Senado desde 2003, quando fui eleito para o mandato de senador da República. Cumpre jornada em meu escritório e base eleitoral, em Belo Horizonte, das 8h às 14h". Costa argumenta depois de assumir o Ministério das Comunicações decidiu manter o seu vínculo administrativo com o Congresso Nacional, pois optou por receber o salário do Senado, abrindo mão dos vencimentos de ministro. Afirmou ainda que encaminhará requerimento à Mesa Diretora do Senado para saber se há "incompatibilidade na manutenção de Januário" como seu motorista em Belo Horizonte. O ministro não comentou porque não ocorreu a ele tomar a iniciativa de fazer a pergunta logo no início de seu trabalho como ministro.

Já o senador Wellington Salgado, suplente de Costa, disse que vai esperar a resposta da Mesa antes de tomar uma decisão. "Se for irregular, vamos nos adequar", afirmou.

Esse é o segundo escândalo envolvendo Helio Costa e Wellington Salgado neste ano.

Salgado também aparece nos escândalos 19 e 21.

O que aconteceu?

Nada.

Acompanhe os escândalos

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,18
    4,047
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,48
    93.910,03
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host