UOL Notícias Notícias
 

77. Fabricante de caças pagou viagem de deputados a Paris

Fernando Rodrigues
Colunista do UOL, Em Brasília
Para enviar e-mails para os personagens envolvidos, passe o mouse sobre o nome e clique para acessar o endereço eletronico de cada um.
Mais
Blog do Fernando
Poder e Política

Data de Divulgação

17.07.2009

O escândalo

A fabricante de caças francesa Dassault pagou a maior parte da viagem de oito deputados brasileiros à Paris, segundo a Folha (aqui).

A empresa tenta vender 36 caças Rafale ao Brasil. Segundo o jornal, a informação é do presidente do Conselho de Administração do Instituto de Altos Estudos da Defesa Nacional (IHEDN), Olivier Darrason.
Os deputados teriam ido comemorar os festejos da Queda da Bastilha na França.

Foram a Paris o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, Raul Jungmann (PPS-PE), a vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Maria Lúcia Cardoso(PMDB-MG), e os deputados Ibsen Pinheiro(PMDB-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Temer admitiu (aqui) que houve um lobby "saudável e elegante" "porque é um interesse de ambas as partes". "Estão, na verdade, tentando nos sensibilizar. Esse convite foi um pouco para isso", afirmou o presidente da Câmara, referindo-se ao convite feito inicialmente pelo governo francês.

Em sua edição de 17.jul.2009, a Folha publicou reportagem (aqui) na qual registra que a viagem dos 8 deputados brasileiros à França foi financiada, na maior parte, pela empresa francesa de tecnologia aeronáutica Dassault, fabricante dos caças Rafale. A informação foi confirmada ao jornal por Olivier Darrason.

O que aconteceu?

Nada.

Acompanhe os escândalos

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,18
    4,047
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,48
    93.910,03
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host