UOL Notícias Notícias
 

81. Paulo Roberto (PTB-RS) e Eugênio Rabelo (PP-CE) são acusados de reter salários de assessores

Fernando Rodrigues
Colunista do UOL, Em Brasília
atualizada em 12.mai.2010
Para enviar e-mails para os personagens envolvidos, passe o mouse sobre o nome e clique para acessar o endereço eletronico de cada um.
Mais
Blog do Fernando
Poder e Política

Data de Divulgação

04.08.2009

O escândalo

A "Folha de S.Paulo" informou, em 4.ago.2009, que os deputados Paulo Roberto (PTB-RS) e Eugênio Rabelo (PP-CE) são acusados de reter salários de assessores.

A acusação consta do relatório final da comissão de sindicância da Câmara dos Deputados sobre a "farra" das passagens aéreas. Sigiloso, o documento também menciona a contratação de servidores fantasmas e fraudes na verba indenizatória.

A acusação contra Paulo Roberto (PTB-RS) apareceu no relatório final da comissão de sindicância da Câmara dos Deputados sobre a "farra" das passagens aéreas (saiba mais sobre ela no escândalo 38: Gabinetes da Câmara negociam bilhetes de deputados com agências).

Segundo o jornal, Roberto foi denunciado por seu ex-chefe de gabinete Luiz Nogueira. O congressista atribuiu a acusação a uma vingança de seu ex-funcionário, exonerado por ele em 2008. "Se alguém ficou com salário de assessor, foi ele." O ex-servidor não foi localizado pela Folha.

Contra Eugênio Rabelo (PP-CE) pesaria uma acusação de fraude em notas fiscais para compra de combustíveis com a verba mensal de R$ 15 mil, destinada à manutenção de escritórios. O relatório, porém, só registra a acusação feita por uma servidora contra ele.

O que aconteceu?

Em 12.mai.2010, a Câmara resolveu abrir processo contra Paulo Roberto no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar, noticiou o site "Congresso em Foco" . O deputado foi inocentado no caso da compra de passagens, mas responderá pela suposta contratação de funcionários fantasmas.

Acompanhe os escândalos

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,24
    3,734
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h19

    0,36
    94.393,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host