Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Profissões do futuro

FIA ONLINE: novas tecnologias, novos caminhos e nova forma de aprender

oferecido por Selo Publieditorial

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas e os novos e constantes desafios da sociedade moderna, soluções rápidas e precisas e a aprendizagem frequente se tornaram essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho. E esse movimento já tem números. Uma pesquisa divulgada na edição desse ano do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro do emprego, apontou que 50% dos profissionais precisarão de requalificação até 2025.

Nesse cenário também se espera que 40% das habilidades básicas dos trabalhadores atuais mudem nos próximos cinco anos. E quando o assunto é investir em capital humano, dois em cada três empregadores que aplicam seus recursos na qualificação de seus funcionários querem um retorno do seu investimento em um ano.

E como se manter no mercado de trabalho e se preparar para o que vem pela frente? É preciso investir em qualificação e na atualização constante na sua área de atuação e ficar atento aos novos caminhos que surgirão nos próximos anos.

A FIA (Fundação Instituto de Administração), uma das melhores escolas de negócios do país, completa 40 anos trazendo tudo o que os grandes líderes precisam para entender o mercado e já traçando o que podemos esperar nos próximos 40 anos.

A tecnologia disponível hoje, aliada a novos métodos de aprendizagem, serão determinantes para as mudanças exigidas para os próximos anos. O ensino é praticado da mesma forma há mais de dez décadas no Brasil e as gerações atuais não mais aceitam um modelo ultrapassado. E a tecnologia usada hoje, será obsoleta amanhã, sendo o ciclo de vida das profissões cada vez mais curto. Isso já nos mostra que teremos que investir na aprendizagem constante

Eduardo Savarese, Diretor de Operações da FIA

Eduardo Savarese

Pensando nisso, a FIA intensifica cada vez mais a atuação da FIA ONLINE, que, em parceria com o UOL EdTech, oferece cursos de Pós-graduação e MBA onlines, com temas atuais e que realmente atendem o que o mercado procura.

"A nova dinâmica de se preparar os indivíduos para as profissões do futuro exigirá uma atualização constante. Vivemos um período intenso de mudanças trazidas por múltiplas tecnologias. Esses ciclos estão mais curtos e todos nós precisamos buscar novos mecanismos para garantir a sua atuação no mercado", Maurício Jucá de Queiroz.

Maurício Jucá de Queiroz

O Diretor Acadêmico acredita que além das transformações nas profissões, as pessoas serão compelidas a buscar novas áreas de atuação e devem aprender a se reinventar. Ou fazem isso ou correm o risco de se tornarem irrelevantes para a sociedade.

Esse novo cenário já é uma realidade na FIA ONLINE que permite ao profissional ter acesso a cursos com temas atuais e importantes em qualquer lugar do país.

FIA ONLINE Metodologia

Educação digital

Um aprendizado contínuo, atual e qualificado exige tecnologia digital para permitir seu acesso de qualquer lugar do mundo. E é aí que entra a parceria da FIA ONLINE e o UOL EdTech. Esta união ajuda a criar a melhor versão digital da Instituição de Ensino, dando alcance nacional a sua oferta educacional.

"Assim como as fintechs revolucionaram a relação das pessoas com as instituições financeiras, queremos também promover um divisor de águas para o setor educacional, que cresce exponencialmente e promove o desenvolvimento econômico e social de toda uma nação", comenta Alex Augusto, CEO do UOL EdTech.

Além de ser acessível em qualquer lugar, o ensino 100% digital permite ao aluno escolher quando quer uma interação coletiva e quando deseja estudar sozinho.

Por isso a FIA ONLINE criou o método PLAY, PAUSE, LEARNING E EDUCAÇÃO ON THE GO:

PLAY - porque você tem o controle para escolher como vai ser a sua jornada de desenvolvimento.

PAUSE - porque você escolhe o ritmo ideal para o seu dia a dia.

LEARNING - porque o aprendizado acontece em todos os lugares e em muitos formatos

EDUCAÇÃO ON THE GO - é você aprendendo em movimento e coletivamente, 100% online.

Além de poder assistir as aulas pelo computador, notebook, tablet e celular, o aluno ainda conta com mais um ativo: o app que ajuda a potencializar a sua experiência de aprendizagem.

A ferramenta permite baixar as aulas, assistir em modo offline, ouvir as aulas como podcast, compartilhar trechos com amigos e todo recurso do campus digital na palma da mão.

Networking e mundo digital

A conexão entre o mundo digital com os negócios já era uma realidade antes da pandemia do novo coronavírus, se intensificou nesse período de adaptação do "novo normal" e promete ser uma característica marcante no nosso networking.

Os cursos da FIA ONLINE permitem ao aluno - profissionais de diversas áreas e de todas as idades - a oportunidade de expandir seu networking e ter aulas com professores renomados nacionalmente e internacionalmente.

"Nossos cursos são baseados em áreas aquecidas do mercado com o objetivo de conectar a academia com a indústria e setores com demandas aquecidas, porém carente de profissionais e soluções", diz Celso Filho, Gerente de Operações e Produtos OPM do UOL EdTech.

Segundo o especialista, o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e vem crescendo o conceito de carreiras múltiplas e de competências transversais. São habilidades que, quando aliadas a conhecimento da área de atuação, conseguem dar mais autonomia a um profissional.

Essas características vêm de encontro com o pilar da FIA ONLINE de lifelong learning (estar sempre em constante aprendizado, de acordo com a tradução livre).

Para tanto, a FIA ONLINE conta com um time de professores especialistas no meio digital, acadêmico e no mercado de trabalho, como Marco Antônio da Costa Sabino que é professor do curso Gestão de Inovação de Direito Digital, Louise Barsi é professora do curso de Pós-Graduação Certificate, Rachel Chang é Head de tutoria dos cursos digitais, entre muitos outros, com competências diversas e carreiras prósperas.

Como se pode ver, se tecnologia, inovação e ampliação do conhecimento já tinham um peso no mercado de trabalho, a partir de agora exigirão cada vez mais do profissional que quer se manter ativo. O grande desafio será se manter atualizado e se preparar cada vez mais para atuar em áreas que sofrerão mudanças e vão revolucionar o que acompanhamos hoje.

Topo