Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

TRANSFORMAÇÃO PELA ARTE

Recém-criado, Instituto Cultural Vale promove mudanças sociais por meio da arte

oferecido por Selo Publieditorial Vale

O ano é 2019. O sonho? Tocar em um concerto de música clássica, ao lado dos profissionais da Orquestra Sinfônica Brasileira, uma das mais renomadas do país. O palco é o Theatro Riachuelo Rio, na capital fluminense. Nele, 19 jovens alunos do programa Vale Música, vindos de Serra (ES) e de Belém (PA), ensaiam os acordes do espetáculo "De pernas para o Ar: Uma noite com Gilbert & Sullivan", sob a regência do maestro Victor Hugo Toro. Quatro dias mais tarde, na noite de 3 de setembro, eles sobem ao palco do teatro, carregando seus instrumentos musicais, para tocar o primeiro concerto de suas vidas junto com os músicos da orquestra.

Um dia, a estudante Aline Silva Espírito Santo desceu de um barco e se encantou com o prédio colorido próximo ao Porto Geral de Corumbá, às margens do Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul. O edifício é a sede do Instituto Moinho Cultural, onde, mais tarde, Aline seria aprovada em um teste de dança. Ela logo se apaixona pela arte e se torna uma bailarina. Três anos depois, viaja para participar de uma audição de balé em Berlim, na Alemanha,

É uma das maiores orquestras do Brasil e eu estou tocando nela, é como se eu estivesse em um sonho.

Gabriel Jonas da Silva

Retornando ao Brasil, comecei a fazer aulas de alemão sonhando em um dia voltar.

Aline Silva Espírito Santo

Histórias como a do músico Gabriel e da bailarina Aline reforçam o poder que a cultura tem para transformar a vida das pessoas. Com o objetivo de ampliar ainda mais essas possibilidades foi lançado, em setembro deste ano, o Instituto Cultural Vale. Há mais de 20 anos, a Vale incentiva e apoia diversas manifestações culturais brasileiras. O instituto é mais um passo nessa trajetória, que este ano já contempla 60 projetos em 50 municípios brasileiros. "Com a criação do Instituto Cultural Vale, a companhia consolida sua trajetória como uma das principais incentivadoras da cultura no país e avança no propósito de fomentar as múltiplas manifestações e expressões culturais brasileiras, em toda a sua diversidade e potencial", afirma Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo da Vale e presidente dos Conselhos Estratégico e de Curadores do Instituto Cultural Vale e da Fundação Vale, respectivamente.

Fome de cultura

O instituto tem estrutura própria de governança, com diretoria executiva, com Hugo Barreto como diretor-presidente, comitês de gestão e um painel de especialistas que dão suporte ao conselho da instituição, do qual fazem parte a escritora Heloísa Buarque de Hollanda e a fundadora da organização Redes da Maré, Eliana Sousa Silva.

"O Instituto Cultural Vale chega em um momento desafiador para a produção cultural brasileira, em um cenário extremamente impactado pela pandemia, com o fechamento de centenas de equipamentos culturais, cancelamento de atividades e retração de patrocínios. É nesse contexto que reafirmamos o nosso compromisso com este setor fundamental para formação da nossa própria identidade", afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

O Instituto Cultural Vale reúne quatro museus e centros culturais - o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte (MG); o Museu Vale (ES), em Vila Velha (ES); o Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís (MA); e a Casa de Cultura de Canaã dos Carajás (PA). São espaços gratuitos, com programação própria de oficinas e atividades culturais, em diálogo permanente com suas comunidades. Fechados durante a pandemia, mantém programação online para seus diversos públicos.

Atua também em quatro eixos. O primeiro é a preservação do patrimônio cultural, com a salvaguarda de bens materiais e imateriais, como os projetos de reconstrução do Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), de restauração do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP) e do Círio de Nazaré (PA), por exemplo. O segundo eixo é a formação musical de estudantes e professores, além do patrocínio a orquestras dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. O terceiro é o apoio às festividades tradicionais que preservam a memória local e regional, atravessando os séculos, especialmente nos territórios onde a Vale está presente. E o quarto eixo é a promoção da circulação de bens e iniciativas culturais pelas cidades brasileiras, num modelo itinerante, ocupando espaços como vagões de trem, caminhões e praças públicas dos municípios contemplados.

Música para os ouvidos

O Instituto Cultural Vale nasce para contribuir para que sonhos como os do Gabriel e da Aline sigam acontecendo e transformando a vida de estudantes brasileiros. A instituição está à frente do Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais e orquestras parceiras.

A iniciativa ocorre no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, onde estudantes e professores se integram em polos de formação e participam de intercâmbios, residências artísticas e master classes com músicos de orquestras brasileiras. Atualmente, 150 profissionais e mais de mil estudantes fazem parte do programa.

E o que vem pela frente?

Para estimular novas produções culturais e impulsionar a indústria criativa do país, o Instituto Cultural Vale lançou um edital inédito - a 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais. As inscrições estão abertas até 14 de outubro. Artistas de todo o Brasil podem participar e inscrever os seus projetos gratuitamente no site do instituto.

O edital vai selecionar iniciativas em seis áreas:

  1. Festividades locais
  2. Ações culturais itinerantes
  3. Música
  4. Preservação de patrimônio material
  5. Promoção de patrimônios culturais imateriais
  6. Museus e memória

O programa distribuirá R$ 20 milhões em cotas de patrocínio, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os projetos selecionados serão divulgados ainda este ano, em 1º de dezembro.

Acesse o edital, inscreva seu projeto ou compartilhe para ajudar a transformar novos sonhos em realidade.

Topo