Uma manifestação que é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Uma das maiores manifestações culturais do mundo, que une tradição, fé, arte e cultura. Assim é o Círio de Nazaré, celebração que começou em 1793 e, todos os anos, no segundo domingo de outubro, reúne 2 milhões de peregrinos nas ruas de Belém (PA).
Desde 2004, o Círio conta com patrocínio da Vale, que ajuda a manter vivas histórias que atravessam gerações, movimentam famílias e enchem as ruas da capital paraense de cores, cheiros e sons já característicos.
"Temos enorme orgulho de patrocinar o Círio de Nazaré, especialmente por tudo o que representa para o estado, para a cultura do nosso país e do mundo. Não há nada mais paraense do que o Círio. Não por acaso ele foi reconhecido mundialmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2013, e Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan, em 2004. As manifestações culturais regionais fazem de nós e representam quem somos, por isso, devem ser cuidadas e celebradas", diz Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale, que foi criado em 2020 e este ano assumiu o papel de patrocinador oficial do Círio.