Beethoven à Brasileira

Orquestra Ouro Preto e alunos do Vale Música celebram 250 anos do compositor alemão com releituras inéditas

oferecido por Selo Publieditorial

0:44

Instituto Cultural Vale

Ewerton Guilherme Guimarães, 15 anos, tem atrás de si o rio Paraguai, que corta de ponta a ponta a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Com este pano de fundo, ele toca o seu clarinete para a câmera. O registro destes acordes vai se juntar às gravações instrumentais de outros sete alunos de música do Instituto Moinho Cultural - que integra o Programa Vale Música, iniciativa do Instituto Cultural Vale -, que se revezam tocando bateria, vibrafone, xilofone, congas e percussão para criar a versão funk do tema do Rondo, de Concerto para Violino, de Beethoven.

Esta e outras seis variações do mesmo tema compõem o repertório elaborado pela Orquestra Ouro Preto para comemorar os 250 anos de nascimento do compositor alemão. As versões foram executadas e gravadas pelos alunos de música do Instituto Moinho Cultural, do Vale Música Serra (ES) e do Vale Música Belém (PA), com o apoio e a orientação de músicos da orquestra e de professores especialistas. As versões têm o verniz brasileiro, passeando por estilos como funk, bossa nova, jazz, maracatu e toada pantaneira, com arranjos para percussão, cordas e sopros. O resultado é uma série inédita de sete vídeos que celebra a vida e a obra de Beethoven, toda feita à distância e disponibilizada ao público entre novembro e dezembro deste ano. A ação consolida o trabalho de formação musical realizado pelo Programa Vale Música ao longo de 2020, em meio à pandemia e à necessidade de distanciamento social.

Maestro Rodrigo Toffolo explica o projeto Intercâmbio Bethoven

"Os instrutores prepararam os alunos para a gravação das trilhas, com o melhor jeito de tocá-las, e os estudantes encararam o desafio e saíram dele como músicos melhores e mais fortes", destaca Rodrigo Toffolo, maestro da Orquestra Ouro Preto, que, em 2020, completou 20 anos de existência. "Também foi uma oportunidade para que deixassem a sua marca na cultura brasileira, eternizando suas performances sonoras em vídeos que serão vistos por gerações", acrescenta.

Segundo Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale, o isolamento social impôs desafios que foram superados com criatividade, reforçando a coesão entre professores e estudantes do Vale Música. "Nossa rede colaborativa de ensino e aprendizagem de música estabeleceu uma conexão ainda mais próxima e os alunos puderam elevar a sua percepção musical em um processo didático de excelência conduzido pela Orquestra Ouro Preto", avalia. "Vemos com alegria o encerramento deste ciclo com os vídeos produzidos e o crescimento dos alunos".

O Programa Vale Música incentiva conexões e trocas de experiências entre as maiores orquestras do país e os alunos e professores dos projetos de formação musical desenvolvidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Fazem parte desta rede 240 profissionais e mais de mil estudantes.

Instituto Cultural Vale Instituto Cultural Vale

Tempero brasileiro

O clarinetista Ewerton Guimarães entrou para o Programa Vale Música incentivado pelos pais, iniciando sua formação no Instituto Moinho Cultural, em Corumbá. "Melhorou a minha vida, eu era uma criança desobediente e me transformei em um músico, com o sonho de fazer da música a minha profissão", comenta o jovem. As notas do seu clarinete abrem o primeiro vídeo da série que homenageia Beethoven, realizado pelo Grupo de Percussão do Moinho Cultural, com o título Moinho Corpo Funk.

Vale divulgação Vale divulgação

A segunda variação do Concerto para Violino, de Beethoven, foi gravada pela Jazz Band Vale Música Serra, do Espírito Santo, com o nome de Serra Bossa Jazz. No vídeo, 19 estudantes tocam flauta, sax, trombone, trompete, piano, contrabaixo, violão e bateria para reinterpretar a composição do mestre alemão à luz do jazz e da bossa nova. O terceiro vídeo da série, gravado pelo Grupo de Cordas Vale Música Belém, do Pará, traz uma sonoridade armorial, com a participação de 26 estudantes. A releitura recebeu o nome de Desafio 2.5.0. Na quarta variação do tema de Beethoven, 28 alunas e alunos do Grupo de Cordas Vale Música Serra (ES) interpretam as partituras do compositor como uma canção de ninar, sob o título Canção de ninar Elisa.

O quinto vídeo, Toada pelo Rio Reno, realizado pelo Grupo de Cordas e Madeiras do Moinho Cultural, propõe uma releitura no estilo toada pantaneira. A sexta variação, Beethoven Beat, já diz tudo: as partituras do compositor alemão ganham a força rítmica do maracatu, do movimento mangue beat, pelas mãos dos jovens do Grupo de Percussão Vale Música Belém.

O sétimo vídeo, que fecha a série, é uma epopeia musical. Integra todos os registros audiovisuais dos estudantes em um único concerto, disponível nos sites da Orquestra Ouro Preto e do Instituto Cultural Vale a partir de 22 de dezembro - mês de nascimento de Beethoven. Nas palavras atribuídas ao compositor, a verdadeira arte permanece imperecível. As variações do seu Concerto para Violino, gravadas pelos alunos do Vale Música, em vídeo, são uma prova de sua imortalidade.

Projeto Intercâmbio Beethoven 250 anos

Saiba Mais sobre o Instituto Cultural Vale

Recém-criado, Instituto Cultural Vale promove mudança social por meio da arte

ler mais

Curtiu? Compartilhe.

Topo