Quando se fala em fatores que fazem a fama do Brasil no exterior, é comum mencionarem o futebol, a boa música e as belas paisagens naturais. Mas tem um ingrediente brasileiro que está na mesa de mais de 150 países e também merece destaque: a carne de frango.
Sim, é isso mesmo. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 4,8 milhões de toneladas dos mais diversos cortes de frango produzidos por aqui chegaram a consumidores de todo canto do planeta. Em 2023 (em números que ainda podem ser atualizados), esta marca ultrapassou as 5 milhões de toneladas - isso sem falar no mercado interno, que chegou a um consumo médio de 45,2 quilos de carne de frango por pessoa em 2022 (1).
Os ovos produzidos no Brasil também fazem sucesso mundo afora, chegando a famílias de 89 países. E o que sai para exportação é apenas uma pequena parte de uma produção que, em 2022, bateu em 52 bilhões de unidades de um alimento que está entre os mais ricos que se pode encontrar.
A presença destacada da carne de frango e dos ovos brasileiros no mercado internacional é resultado de uma atuação conjunta: de um lado, Governo Federal, estados e municípios mantém um robusto sistema de inspeção alimentar. Assim, as aves passam por rigorosas avaliações antes de chegar no supermercado, dentro ou fora do país. Do outro lado, produtores investem em tecnologia para melhorar a produtividade com boas práticas, manejos sanitários, manejo alimentar e de produção, garantindo ambientes saudáveis devidamente certificados.
Este trabalho criou um cenário em que o Brasil está livre da Gripe Aviária em granjas comerciais, abrindo cada vez mais espaço no mercado externo. Aqui dentro, a procura por carne de frango e ovos é constante, com os consumidores inovando nas receitas para aproveitar ao máximo a qualidade e a versatilidade destas proteínas.