Fake news destroem vidas
A propagação de notícias falsas destrói famílias, reputações, negócios e vidas. Qualquer um pode ser vítima. E todos podem ajudar a acabar com esse problema
Compartilhar notícias duvidosas não é uma ação sem consequências.
Ao enviar informações sem uma análise crítica prévia, é possível contribuir para a propagação de notícias falsas, ainda que se tenha agido com as melhores intenções. Ao receber uma informação alarmante, muitas pessoas consideram mais prudente repassá-la adiante, em uma tentativa de prevenir possíveis consequências negativas, seguindo o ditado popular "o seguro morreu de velho".
No entanto, essa atitude pode contribuir para a disseminação de informações falsas ou exageradas, que causam danos reais. As consequências do compartilhamento de fake news quase nunca são claras para quem envia. Pode até parecer, por exemplo, que pessoas comuns não são vítimas da destruição que as notícias falsas causam. Mas são.
As fake news ameaçam nossa sociedade em todos os níveis. Enquanto esse círculo vicioso não for interrompido, qualquer um está sujeito a ter sua vida destruída pelo compartilhamento de mensagens falsas. E qualquer um pode também destruir a vida de alguém.