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Conheça 3 empresas que investiram em treinamentos digitais para funcionários e obtiveram ganhos reais com isso

oferecido por Selo Publieditorial

Hoje vivemos em um mundo conectado, com conhecimentos cada vez mais acessíveis, tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho. A resposta para qualquer pergunta está na palma de nossas mãos e não há nada difícil o bastante que já não tenha sido de alguma forma simplificado pelo uso da tecnologia.

Esses são sinais de que nossa sociedade já vive uma cultura digital. Com a tecnologia já tão inserida em nosso dia a dia, resolver problemas ficou mais rápido, pessoas que estavam distantes fisicamente estão próximas e conectadas o tempo todo e a informação chega para todo mundo ao mesmo tempo. Se o mundo já está assim, por que educação caminharia em uma direção diferente?

É necessário repensar a forma como aprendemos e ensinamos, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais jovem. A adoção de novas tecnologias e metodologias para aprendizagem é fundamental para atender as necessidades dos colaboradores, tornando-os mais produtivos, integrados e engajados.

Confira abaixo três empresas que investiram em projetos de educação dentro de sua cultura digital e viram mudanças reais acontecerem:

Maily Ferraresi, gerente de treinamento da força de vendas Tupperware

Incentivando revendedoras espalhadas pelo Brasil

Com milhares de consultoras espalhadas por todo o Brasil, a Tupperware enfrentava grandes custos e prazos demorados com treinamentos presenciais para essa imensa força de vendas. A solução encontrada foi migrar para uma plataforma EAD. "O formato digital é perfeito em termos de custo, de rapidez, pois eu consigo reagir rápido. Gravo um vídeo hoje e subo no outro dia. Tenho detalhes de cada um dos usuários. Não depende de ninguém assinar a lista de presença", explica Maily Ferraresi, gerente de treinamento da força de vendas da Tupperware.

Segundo Ferraresi, o formato digital permitiu um alcance e um contato muito maior com as consultoras. "Para você ter uma ideia, anualmente, nós treinamos seis vezes mais pessoas pela frente digital. Estamos falando de 300 mil cursos concluídos no online, contra 50 mil no presencial. A gente vem aumentando em 75% o volume de certificados digitais todo ano. A reincidência também é muito grande. Em um mesmo ano, essa pessoa chega a voltar 5 vezes para a plataforma. Isso que a gente só tem o desktop. A gente está lançando com o UOL EdTech a versão mobile, e acredito que vai estourar de acesso", conta.

Com uma força de vendas tão grande e espalhada, a gerente explica que a Tupperware "segmenta os cursos por cada nível da força de venda, seja consultora, líder, empresária e distribuidora. A gente personaliza a plataforma e as aulas. No geral, temos cursos de hard skills, que envolve técnica de venda, produto, fidelização de cliente, demonstração. Também há cursos focados em soft skills, que falam de liderança, comunicação, superação, e estimulam habilidades mais sociopsicológicas."

E esse investimento na qualificação das colaboradoras trouxe resultado. A Tupperware diz perceber um aumento de até 15% na produtividade na venda de uma consultora depois que ela conclui uma trilha completa do curso.

Para mim, o mais importante é que minha usuária se sinta mais confiante para continuar no nosso negócio e que ela consiga performar melhor, que ela aumente a produtividade dela. O que é bom pra mim como companhia, e bom pra ela que ganha mais dinheiro

Maily Ferraresi, Gerente de treinamento de vendas da Tupperware

Reinaldo Cordeiro, coordenador de educação da Raia Drogasil

Formando pessoas para a vida

Em 2015, a Raia Drogasil fazia o treinamento de 30 mil funcionários pelo Brasil 100% de forma presencial. Em 2019, essa situação mudou bastante, com 60% dos conteúdos oferecidos de forma digital aos funcionários. "O digital e especialmente o formato mobile permitiu que o conteúdo realmente chegasse às pessoas. O número de horas do presencial praticamente não mudou, mas a questão é que fui aumentando o volume online de uma maneira que eu dobrei o número de conteúdos disponibilizados pela empresa", explica Reinaldo Cordeiro, coordenador de educação da Raia Drogasil.

Cordeiro afirma que a implementação de parte do treinamento de forma online também ajudou a fortalecer o treinamento mais tradicional. "Se eu passo conceitos à distância, eu olho coisas diferentes na hora que chega no presencial e com mais qualificação. Facilitou também para treinar coisas que eu não treinava. Antes era centralizado aqui em São Paulo ou a gente fazia em polos de treinamento. Se eu faço um treinamento de duas horas, eu não conseguia trazer a pessoa para fazer, à distância, eu consigo", explica.

A empresa chega a realizar 24 mil treinamentos por mês, sendo que 7 mil deles ocorrem apenas pelo mobile. A satisfação dos funcionários com a qualificação e o treinamento oferecido pela empresa costumam ser um indicador muito mais importante do que outros números de acordo com o coordenador: "A gente não mensura muitos números, como o ROI de cada aula, porque a gente acredita muito que não formamos as pessoas para a empresa, mas para a vida delas. Se formarmos profissionais diferentes, isso com certeza vai agregar para o nosso negócio. Olhamos muito a qualidade daquilo que entregamos para a pessoa. Se mostrarmos que esse treinamento vai agregar para ele como profissional, ele vai fazer, não precisa ser uma cobrança, como um relatório."

O nosso grande diferencial é que personalizamos o conteúdo. Eu tenho três cargos dentro da loja, um de 20 anos, um de 30 anos e um de 50 anos. Eu produzo três conteúdos diferentes. Isso dá trabalho, mas reverte em alta conclusão. A gente tem um índice que indica mais de 95% de satisfação

Reinaldo Cordeiro, Coordenador de educação da Raia Drogasil

Fernanda Mendes, analista de treinamento e desenvolvimento Livelo

Conectando atendimento e clientes

O programa de recompensa Livelo enfrentava um grande desafio com o seu time de atendimento. Os operadores e agentes de call center não conseguiam se conectar com os clientes e participantes que buscavam resgatar viagens e outros benefícios. "Com o apoio do UOL EdTech, chegamos ao entendimento de que, para termos essa conexão dos atendentes com o cliente, era necessário ter esse time mais conectado com a Livelo, com nosso negócio, cultura e jeito de ser, primeiro. A partir disso, conseguimos desenhar estratégias de aprendizado que fizessem sentido", conta Fernanda Mendes, analista de treinamento e desenvolvimento da Livelo.

O processo de construção das trilhas de aprendizado aconteceu de forma colaborativa, com envolvimento da empresa terceira responsável pelos operadores de atendimento. "Reformulamos todo o conteúdo do nosso onboarding, seguindo premissas de gamificação, solução de problemas, e identidade do nosso atendimento Livelo (nosso jeito de ser). Outra trilha importante é a de reciclagem, na qual olhamos para treinamentos de temas perenes e recorrentes ao atendimento, também com a mesmas premissas", explica Mendes.

Esse processo de reestruturação do treinamento digital alcançou alguns objetivos: maior conexão, conhecimento e engajamento, com o time de atendimento mais conectado com os clientes e entendendo mais sua realidade. "No onboarding, os operadores entram mais preparados para o atendimento, com mais repertório do que é e, principalmente, encantados com a Livelo. Os materiais construídos apoiam o momento de entrada do colaborador e ficam e são acessados depois por eles, como forma de apoiar seu desenvolvimento", aponta.

Hoje entendemos que a educação digital, para nosso público jovem que costuma ser mais digital e conectado é super importante. Ter o conteúdo à mão do colaborador, para consumi-lo no momento que ele necessita, traz o protagonismo e a responsabilidade que buscamos como desenvolvimento para o time. Queremos investir cada vez mais em conteúdos que tragam situações do dia a dia, que sejam interativos, descontraídos e atrativos para o indivíduo

Fernanda Mendes, Analista de treinamento e desenvolvimento da Livelo

Como o UOL EdTech pode ajudar sua empresa

A equipe do UOL EdTech trabalha com soluções tecnológicas para educação corporativa com uma plataforma de aprendizagem digital que faz a gestão de todas as ações de formação da sua empresa, seja para onboarding, aprimorar lideranças, ou com foco em vendas e produtos.

A solução do UOL EdTech integra as experiências desktop e mobile. Com a premissa de um aluno protagonista, ela oferece ambientes digitais para que seus profissionais possam aprender de maneira social e flexível, com a identidade e cultura de cada empresa.

O UOL EdTech também oferece cursos online com conteúdo de grandes nomes do mercado para desenvolver habilidades demandadas para o trabalho atual e futuro em um mundo cada vez mais digital.

Inserindo o aluno em uma cultura totalmente digital, a empresa que investe na formação de seus funcionários para este mundo conectado não vê o sucesso apenas em certificados, mas também no potencial de aprendizagem contínua de sua equipe e adaptação a novos cenários.

Conheça mais sobre as soluções oferecidas no site do UOL EdTech.

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