Os desafios de nosso tempo estão fazendo com que todas as relações sejam ressignificadas, inclusive as de trabalho e educação. De acordo com análise do McKinsey Global Institute*, devido aos avanços promovidos pela digitalização, 40% da força de trabalho precisa ser pelo menos parcialmente requalificada e 14% precisa ser totalmente requalificada. Em um primeiro momento, isso pode levar a pensar apenas na substituição dos profissionais por máquinas e dos professores por chatbots, mas para competir e prosperar as empresas terão de ir além. Mais do que apenas adotar novos dispositivos, será preciso estar disposto a ensinar e aprender através das novas tecnologias para a educação e a ressignificar a relação com elas.
Este processo já estava em curso em diferentes níveis, mas com a aceleração provocada pela pandemia, está ficando claro que os benefícios, além de imediatos, podem ser revolucionários para as empresas, para seus colaboradores e - por que não dizer - para toda a sociedade. Antecipando esse futuro na educação corporativa, o UOL EdTech rebatizou a sigla EAD: o que antes significava apenas "Ensino à Distância", hoje assume o sentido de "Experiências de Aprendizagem Digital". Há pelo menos dois anos, seus especialistas vêm mapeando tendências e provocado as empresas a olhar para a frente. Por isso, quando o isolamento social pegou a todos de surpresa, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil já estava preparada com soluções interativas e completamente digitais.