Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Para todas as empresas

O mundo corporativo já está sendo desafiado a se adaptar digitalmente para aprender e inovar após a COVID-19

oferecido por Selo Publieditorial

Os desafios de nosso tempo estão fazendo com que todas as relações sejam ressignificadas, inclusive as de trabalho e educação. De acordo com análise do McKinsey Global Institute*, devido aos avanços promovidos pela digitalização, 40% da força de trabalho precisa ser pelo menos parcialmente requalificada e 14% precisa ser totalmente requalificada. Em um primeiro momento, isso pode levar a pensar apenas na substituição dos profissionais por máquinas e dos professores por chatbots, mas para competir e prosperar as empresas terão de ir além. Mais do que apenas adotar novos dispositivos, será preciso estar disposto a ensinar e aprender através das novas tecnologias para a educação e a ressignificar a relação com elas.

Este processo já estava em curso em diferentes níveis, mas com a aceleração provocada pela pandemia, está ficando claro que os benefícios, além de imediatos, podem ser revolucionários para as empresas, para seus colaboradores e - por que não dizer - para toda a sociedade. Antecipando esse futuro na educação corporativa, o UOL EdTech rebatizou a sigla EAD: o que antes significava apenas "Ensino à Distância", hoje assume o sentido de "Experiências de Aprendizagem Digital". Há pelo menos dois anos, seus especialistas vêm mapeando tendências e provocado as empresas a olhar para a frente. Por isso, quando o isolamento social pegou a todos de surpresa, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil já estava preparada com soluções interativas e completamente digitais.

Uma das soluções oferecidas pelo UOL EdTech é o Go Digital, uma plataforma de treinamento 100% online para que as empresas possam oferecer cursos e conteúdos que ajudam a desenvolver as habilidades de seus funcionários. Os colaboradores são constantemente estimulados a se adaptar, aprender, inovar e trabalhar de forma digital, tornando-se cada vez mais produtivos.

O Go Digital pode ser implantado em apenas 10 dias. Lá, podem ser disponibilizados programas completos de capacitação com especialistas do mercado ou conteúdos da própria empresa. Acessível por desktop, tablet ou smartphone, a ferramenta reúne em um único canal cursos, enquetes e cases, além de permitir que sejam publicados conteúdos autorais em diversos formatos, como texto, apresentação, vídeo, podcast, enquete e até mesmo transmissão ao vivo de palestras, seminários e workshops.
Uma solução ideal para o onboarding - momento em que novos colaboradores são integrados ao quadro da empresa e precisam rapidamente embarcar em sua cultura.

Apesar da crise, muitas empresas conseguiram se adaptar e até aumentaram o quadro de funcionários nesse momento. Como capacitar pessoas que não veremos tão cedo? Montamos experiências de onboarding por exemplo, em que podemos trabalhar questões técnicas, de comportamento e mesclar com a palavra do gerente da área - que grava um vídeo de casa e manda para todo mundo. São muitas as possibilidades.

Marisa Nannini, diretora de educação corporativa do UOL EdTech.

Oportunidades

O isolamento acelerou um processo de digitalização que já estava em curso e que agora se revelou, além de irreversível, potencialmente inovador. De acordo com Katycia Nunes, consultora de treinamento corporativo do UOL EdTech, estamos passando por um processo disruptivo sem que estivéssemos preparados para isso, mas que pode ser encarado como uma oportunidade.

Identificamos pelo menos quatro pontos importantes nesse sentido: o onboarding que mudou o paradigma dos colaboradores e do RH; a liderança que além de estar passando por tudo isso ainda tem que liderar as pessoas; a questão do "novo normal" dentro do paradigma de uma gestão de equipes; e as pequenas empresas que nunca tinham tido digital e viram nesse momento a oportunidade de fazer a migração para atender às suas necessidades.

Katycia Nunes, consultora de treinamento corporativo do UOL EdTech.

Para todos

Esse panorama aponta para uma maior possibilidade de atender às necessidades específicas não apenas dos demandantes, mas de todos os envolvidos no processo de educação corporativa. Hoje, o UOL EdTech é líder em educação corporativa digital no país exatamente por conseguir atender empresas dos mais variados segmentos e portes. De indústrias farmacêuticas a bancos, de startups de turismo até grandes empresas de telecomunicações, as soluções oferecidas contemplam de líderes a colaboradores com a mesma qualidade porque observa a diversidade das preferências.

Tem gente que prefere acessar o conteúdo, tem gente que gosta de case study e aprende resolvendo problemas, tem quem aprende jogando sozinho ou no grupo, tem quem aprende no desafio colaborativo... Tem quem prefere vídeo no celular, tem que gosta de ver em casa na TV, tem quem gosta de ouvir podcast correndo. A beleza da experiência de aprendizagem digital é transformar o conteúdo em uma jornada que começa de onde eu quiser, em que eu não preciso fazer coisas que já sei, e eu posso consumir isso do jeito que quero e na ordem que quero.

Marisa Nannini

Métodos digitais

Para capacitar líderes e colaboradores nesse cenário, recorrer às ferramentas que já estavam disponíveis pode ter sido o suficiente num primeiro momento, mas não a médio prazo. O desafio da educação corporativa digital é, em meio a tantas distrações, tornar o conteúdo acessível para as diferentes empresas e interessante o suficiente para que o profissional não desative a câmera e vá fazer outra coisa. A disputa é pela atenção e para retê-la, os especialistas do UOL EdTech desenvolveram métodos digitais.

De acordo com Marisa Nannini, aqui é possível falar de algumas frentes:

A primeira delas é o conteúdo: ele precisa ser adaptado em termos de volume, carga horária, linguagens, objetivo. Trabalhamos com tempos menores, com microlearning, que faz a experiência de ciclos de aprendizagem. Segundo ponto: as pessoas. A pessoa que está preparada para dar oito horas de aula para 40 alunos não vai ter a mesma habilidade fora da sala, então quais recursos interativos podemos oferecer para ela elevar o nível da aula? Apenas abrir o microfone não é o suficiente. Temos ferramentas de quiz, por exemplo. Tendo o conteúdo, as pessoas e as ferramentas, qual é a minha dinâmica como educador para que isso faça sentido? Não basta aplicar um quiz, tem que haver um objetivo para que o aluno não desligue o monitor e vá embora.

Marisa Nannini

Cultura

Assim como não será possível voltar ao status de antes da pandemia, a digitalização também já é uma realidade do presente para o futuro. A transição do presencial para o online provou que, além de as experiências de aprendizagem digital serem eficazes do ponto de vista educacional, trazem outras vantagens a bordo.

O Go Digital é um exemplo de como isso pode acontecer na prática. A solução oferece às empresas a possibilidade de ter o seu próprio ambiente de educação corporativa, com interface personalizada, reforçando a comunicação institucional. A plataforma tem gestão inteligente, que permite diferentes níveis de permissão e acompanhamento de troca de experiências e conhecimento. Além disso, produz relatórios que ajudam a acompanhar a evolução da equipe e apontam caminhos e necessidades da cultura da empresa. Para acompanhar a rapidez com que elas precisam promover a capacitação, a plataforma foi desenvolvida para ficar pronta em apenas 10 dias a partir da assinatura. Afinal de contas, o tempo também é outro.

Fazer com que você não tenha mais que passar horas se deslocando e mais horas dentro de uma sala se capacitando muda tudo. Escolher em que momento do seu dia você vai consumir aquele conteúdo dá autonomia. Isso transforma a nossa relação com o tempo e isso impacta na qualidade de todas as nossas outras relações. Promover qualidade de tempo através da educação: é o mundo corporativo comprometido com as transformações do agora.

Katycia Nunes

Conheça as soluções do UOL EdTech para a sua empresa

Criada em 2017 para transformar a vida das pessoas através de uma educação mais acessível, de qualidade e adequada ao mundo digital, o UOL EdTech é a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil.

Mais de 1.1 milhão de funcionários in company participaram dos programas de formação 100% online desenvolvidos pelo UOL EdTech, que já atendeu mais de 350 empresas com soluções tecnológicas e conteúdos alinhados às necessidades de formação no mercado de trabalho. São mais de 500 mil alunos de ensino superior estudando em plataformas digitais de instituições de ensino em todo o país através do UOL EdTech.

Empresa do Grupo UOL - líder da internet brasileira - o UOL EdTech, conecta o mundo corporativo ao mundo Acadêmico e já se consolidou como uma das mais inovadoras empresas de tecnologia para educação.

Conheça mais no site do UOL EdTech.

* Artigo original disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-accelerate/our-insights/accelerate-blog/thriving-after-covid-19-what-skills-do-employees-need

Topo