Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Instituto Cultural Vale e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em setembro 2021

Para todos os gostos

Diversidade cultural: Instituto Cultural Vale apoia projetos consagrados e abre caminhos para o novo

oferecido por Selo Publieditorial

A cultura brasileira é diversa. De Norte a Sul, nas grandes cidades, no interior, das praias, as serras, há criações artísticas por toda parte, construindo um mosaico de linguagens e expressões que inspiram, geram experiências e movimentam a economia criativa.

E onde tem cultura, a Vale está. Está na riqueza da nossa música, na pluralidade da dança e do teatro, no vigor das artes visuais, e na potência das nossas manifestações populares.

Ao valorizarmos as múltiplas manifestações culturais brasileiras, criamos novas oportunidades de aprender, criar, e de transformar vidas, por meio da arte, da cultura e da educação

Hugo Barreto, Diretor-presidente do Instituto Cultural Vale

Neste caminho, foi criado em 2020 o Instituto Cultural Vale, que fortalece a trajetória de mais de duas décadas da Vale em Cultura, com foco na valorização do patrimônio material e imaterial, democratização do acesso à cultura e fomento às múltiplas manifestações culturais.

A cultura brasileira se faz na diversidade e é nesta trilha que o Instituto Cultural Vale caminha, apoiando, ao mesmo tempo, os projetos que todo mundo já conhece até aqueles projetos que todo mundo precisa conhecer.

Instituto Cultural Vale

Grupo Corpo

Fundado em 1975, o Grupo Corpo, através da dança, virou um símbolo da arte brasileira. Com suas coreografias, transita entre o erudito e o popular, entre as escolas estrangeiras e as identidades que formam nosso país. Com uma bagagem de 40 espetáculos, o Grupo Corpo já levou a nossa expressão para palcos em países como Islândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Líbano, Itália, Israel, França, Japão e México.

grupocorpo.com.br/

Companhia de Dança do Pantanal

Criada na cidade de Corumbá (MS) em 2017, a Companhia de Dança do Pantanal tem se consolidado, a cada ano, como uma referência no universo da dança, passando por peças clássicas e contemporâneas. A companhia faz parte do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que tem o Instituto Cultural Vale como principal parceira e, por estar na fronteira com a Bolívia, atende centenas de crianças e adolescentes brasileiras e bolivianas.

www.instagram.com/ciadedancadopantanal/

MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo nasceu em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Com uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances e espetáculos musicais, o MAM se mantém firme na missão de tornar a arte moderna e contemporânea brasileira acessível ao maior número de pessoas possível.

mam.org.br

Arte em Cores

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o projeto Arte em Cores vem ampliando o horizonte de jovens talentos e artistas tarimbados do Pará e do Maranhão. Selecionados por um edital próprio, esses artistas passaram por cursos de qualificação e desenvolveram painéis de arte utilizando técnicas como grafite, estêncil e colagem.

arteemcores.art.br

Filarmônica de Minas Gerais

Em 2008, com a condução do maestro Fabio Mechetti, músicos brasileiros e estrangeiros realizaram o concerto inaugural da Filarmônica de Minas Gerais. Juntos, deram vida à Sinfonia nº 9 de Beethoven. Com excelência artística e programação diversa e contínua, a Filarmônica tornou-se uma referência no Brasil em música orquestral, ampliando, gradativamente, seu alcance internacional.

filarmonica.art.br

Programa Vale Música

Desde os anos 2000, estudantes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul têm a oportunidade de participar de projetos de formação cultural promovidos pela Vale. Em 2019, criou-se o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos dos quatro estados e orquestras parceiras. Dentre as ações, a iniciativa conta com intercâmbios entre estudantes e professores, residências artísticas e aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela Vale, como a Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Nova Orquestra.

Programa Vale Música

Museu Nacional

Destruído pelo fogo em 2018, o Museu Nacional está sendo reconstruído para abrir as portas, parcialmente, em 2022, com apoio de empresas e instituições parceiras, como parte do projeto Museu Nacional Vive. O Instituto Cultural Vale integra a estrutura de governança do Museu e está investindo R$ 50 milhões em sua reconstrução.

www.museunacionalvive.org.br/

Basílica de Nazaré

Há 19 anos, a Vale patrocina o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações culturais do mundo, que acontece há 228 anos em Belém e é conhecida globalmente como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O Instituto Cultural Vale patrocina também a revitalização da Basílica.

https://basilicadenazare.com.br/

Oficina Brennand

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no Recife (PE) é um verdadeiro complexo artístico, que abriga museu e ateliê. Criada por Francisco Brennand, cujo nome rompeu fronteiras, a oficina reúne aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas.

http://www.brennand.com.br/

Artesol

A Artesol é uma entidade fundada em 1998, que apoia os artesãos de todo o Brasil, firmando-se como um centro de pesquisa, reflexão e formação. Trabalhando lado a lado com artistas de todos os cantos do país, a Artesol promove o artesanato de tradição cultural brasileira, revitaliza técnicas em risco de desaparecimento, capacita artesãos e fortalece a cadeia produtiva do artesanato.

https://www.artesol.org.br/

Topo