UOL Notícias Notícias
 
13/07/2010 - 16h55

Ministério da Saúde já liberou R$ 47 milhões para AL e PE, afirma Temporão

Marcos Chagas
Da Agência Brasil
Em Brasília

A situação da saúde pública nos Estados de Pernambuco e Alagoas, atingidos por fortes chuvas, está sob monitoramento diário do Ministério da Saúde. O ministro José Gomes Temporão destacou hoje (13) que sua equipe mantém contatos diários com os secretários de Saúde dos dois estados para garantir “todo o apoio que o governo federal puder dar”.

Temporão esteve reunido hoje com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Ele disse que o ministério liberou R$ 47 milhões para ajudar a reconstruir as unidades de saúde atingidas em municípios pernambucanos e alagoanos. “O que aconteceu é que, nas áreas atingidas, unidades de saúde desapareceram [foram destruídas]." Os recursos vão ajudar os governos estaduais na reconstrução e no reequipamento dessas unidades”.

Temporão acrescentou que, primeiramente, sua equipe buscou atender a demandas básicas como alojamento dos atingidos pelas chuvas, alimentação e água de qualidade. Segundo ele, o ministério está preparado para o rápido envio de medicamentos, material de curativo e hipoclorito de sódio, substância utilizada para descontaminação rápida de água.

A pedido do governo de Alagoas, o ministério enviou ao estado 105 médicos e enfermeiros, além de pessoal do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foram repassadas novas ambulâncias ao Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,05
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h28

    0,12
    74.536,51
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host