UOL Notícias Especial MetrÃ?
 
Para o engenheiro Fernando MacDowell, livre-docente da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um dos responsáveis pela implementação do MetrôRio, na década de 1970, metrô mesmo, no Brasil, só existe em São Paulo, Rio e Distrito Federal.

Entre os critérios que adota, estão a presença de tração em todos os carros, o grau de inclinação que o trem pode encarar (até 2,5% no caso de trens urbanos e até 4% nos metrôs) e a voltagem elétrica utilizada. Os outros seriam "trens com operação metroviária" - caso, também, da CPTM.

A definição de metrô realmente varia de acordo com a pessoa ouvida: parte significativa discorda de MacDowell e considera que, de forma simplificada, metrô opera com tempo entre as composições e trem tem horário definido de partida.

Este conceito é defendido por Joubert Flores, diretor de relações institucionais do MetrôRio. "Metrô opera com intervalo, e trem, com horário", resume. Para ele, Salvador e Fortaleza, assim, podem ser classificados como metrô.

Os governos demoraram para investir em metrô?

MacDowell prefere definir o transporte sobre trilhos de Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre de "trens como operação metroviária".

Em São Paulo, segundo o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Sérgio Avelleda, o governo do Estado adotou critérios que definem a "qualidade de metrô": além do intervalo entre os trens, são levados em conta critérios como confiabilidade (97% das viagens planejadas têm de ser realizadas), acessibilidade, conforto e número de ocorrências policiais.

Segundo ele, duas linhas da CPTM atualmente cumprem esses requisitos - a linha Grajaú-Osasco e a Guaianazes-Luz. Em termos de segurança, toda a CPTM alcançou o índice de 1,8 ocorrência por milhão de passageiros transportados - o índice de "metrô" são 2. A CPTM transporta quase 2 milhões de passageiros por dia útil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,25
    3,806
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    -1,25
    94.805,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host