UOL Notícias Especial PAC
 

16/12/2008 - 19h16

Funasa dará assessoria a municípios para projetos de saneamento do PAC

Da Agência Brasil
O presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Danilo Forte, informou hoje (16) que, em 2009, funcionários do órgão prestarão auxílio para realização de projetos em municípios. O objetivo é colaborar na qualificação dos projetos para obras de saneamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"Faremos a requalificação dos funcionários sobre ações de saneamento do PAC e auxiliaremos os municípios a fazer os projetos. Nosso critério principal é combater a mortalidade infantil. Daremos prioridade aos municípios que possuem maior taxa", explicou Forte.

De acordo com o presidente da Funasa, 38 milhões no orçamento de 2009 estão previstos para realizar esta parceria com os municípios. O trabalho será direcionado aos locais que estão dentro do PAC, mas ainda não tem projeto.

"As obras de saneamento básico são muito importantes para a redução da mortalidade infantil, principalmente entre crianças de um a seis anos. Hoje no Brasil ainda tem gente que morre de diarréia, por falta de esgotamento sanitário e por problemas de veiculação hídrica. É uma realidade do Brasil real, que vivemos aqui", destacou Forte.

A Funasa informou também os indicadores na área de saúde dos povos indígenas. Na última avaliação do ano houve uma redução de 40% no coeficiente de mortalidade infantil, se comparados ao mesmo período de 2007. Os piores índices permanecem no Norte e Nordeste, regiões onde concentram-se a maior parte das tribos indígenas do país.

Últimas Notícias do PAC

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host