UOL Notícias Especial PAC
 

08/10/2009 - 12h32

Dilma afirma que governo terá PACs para Copa do Mundo e Olimpíadas

Claudia Andrade*
Do UOL Notícias
Em Brasília
  • Arte/UOL

    Veja a execução orçamentária do PAC até julho-09

Durante a divulgação do oitavo balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo federal lançará uma série de ações voltadas para a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas-2016. Seriam dois PACs, um para cada evento esportivo.

"Nós próximos dias, o governo terá um conjunto de discussões, porque tem que ter, de fato, um tratamento especial. Podemos até chamar de um PAC para as Olimpíadas e outro para a Copa", disse a ministra.

"Há uma série de obras que têm que ser previstas e executadas. Nós queremos que essas Olimpíadas sejam a celebração do Brasil, do fato de nós termos deixado de ser o país do futuro e sermos o país do presente."

As prioridades nas obras de infraestrutura devem ser as "portas de entrada" para o Rio de Janeiro, sede olímpica. Neste sentido, os investimentos que a cidade receber para a Copa do Mundo já serão somados ao "pacote" para os Jogos Olímpicos, de acordo com a ministra.

Investimentos no PAC chegam a mais da metade do total previsto até 2010, diz governo

Governo já investiu R$ 20 bilhões do PAC em rodovias

"Queremos que essas Olimpíadas sejam a celebração do Brasil", diz Dilma

"Tanto para a Copa quanto para as Olimpíadas, a questão estratégica é a da chegada. Por isso, demos prioridade aos aeroportos. O aeroporto do Galeão tem dupla prioridade. O trem de alta velocidade também é importante, porque vai permitir que você tenha outra porta de entrada".

Dilma Rousseff ressaltou ainda a importância de ações coordenadas entre e governo federal e os estaduais para o sucesso dos novos programas de infraestrutura.

A ministra disse que o anúncio foi feito ainda de forma "prévia", porque o PAC esportivo está sendo estudado pelo governo. Dilma Rousseff ressaltou ainda a importância de ações coordenadas entre e governo federal e os estaduais para o sucesso dos novos programas de infraestrutura.

"Temos perfeita clareza da importância de ter uma das maiores e melhores Olimpíadas do mundo. Somando a capacidade que existe do nosso povo e dos nossos empresários e das diferentes instâncias governamentais para investir, acho que teremos condições totais de ter uma efetiva política de investimento, que contemple diferentes áreas como turismo, mobilidade urbana, equipamentos esportivos", afirmou.

O plano do Rio de Janeiro para organizar as Olimpíadas de 2016 já prevê ações do PAC, mesmo antes do anúncio da criação de um plano específico para eventos esportivos. Em seu dossiê de candidatura, o comitê organizador lista obras previstas no PAC da mobilidade de urbana, como a ampliação do aeroporto do Galeão e melhorias no sistema de transporte público carioca. No total, são previstos investimentos de quase R$ 11 bilhões só em infraestrutura de transporte até 2016.

  • 53,6%

    da verba do PAC já foram investidos, diz governo

Balanço do PAC
O anúncio dos novos programas voltados para os eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos foi feito durante a divulgação do oitavo balanço do PAC, criado em 2007.

Em quantidade de obras, 39% foram concluídas até agosto deste ano, segundo o governo. Esse percentual refere-se apenas às 2.392 ações que são monitoradas pelo governo federal, das áreas de logística, energia, e setor social urbano, que engloba, por exemplo, construção de linhas de metrô.

  • 39%

    das 2.392 obras monitoradas estão concluídas, diz Dilma

A maioria das obras, de saneamento e habitação, não será monitorada pelo governo federal porque é executada por governos estaduais e municipais.

Do total monitorado, 52% das obras estão em ritmo adequado, segundo o levantamento do comitê gestor do PAC, enquanto 7% merecem atenção e 2% estão em um estágio considerado preocupante.

*Colaborou Bruno Doro, do UOL Esporte

Últimas Notícias do PAC

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host