UOL Notícias
 
 

PNAD

Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios

Pesquisa feita em domicílios do país para coletar dados como migração,
educação, rendimento, trabalho infantil e fecundidade, entre outros

  • Imagem: PNAD
08/09/2010 - 10h00

Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), visitou mais de 150 mil domicílios em todo o país para coletar dados socioeconômicos da população.

Fazem parte do questionário aplicado pelo Pnad temas relacionados a habitação, aspectos demográficos, educação, saúde, trabalho e rendimento, migração, aspectos sociais e tecnologia da comunicação.

Como o nome sugere, o levantamento é feito com uma fração – ou amostragem – dos domicílios brasileiros, com base nas projeções de população de cada região do país. Na edição atual, foram pesquisadas 399.387 pessoas em 153.837 unidades domiciliares.

Esta edição incorpora como novidade a investigação do uso de celular e internet, além do estado civil, uma questão que só era abordada pelo Censo. A frequência escolar aparece detalhada com dados sobre municípios, Estados e federação.

A Pnad 2009 também agregou duas investigações suplementares: Segurança Alimentar, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome; e Vitimização e Justiça, com os tópicos referentes à justiça definidos no âmbito da parceria com o Conselho Nacional de Justiça. Estas duas pesquisas suplementares serão divulgadas posteriormente.

A pesquisa foi iniciada em 1967, cobrindo apenas os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde então, o Pnad ampliou sua abrangência geográfica e, desde 2004, visita todos os Estados brasileiros.

Leia mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    -0,75
    3,314
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h34

    1,45
    61.971,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host