UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 19h03

Bachelet apela para que população mantenha confiança no governo

Da Agência Brasil

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, apelou hoje (1º) para que a população mantenha a confiança no governo porque todos os esforços estão sendo feitos. Segundo ela, desde sábado (27) quando ocorreu o terremoto, de 8,8 de magnitude, o pior dos últimos 50 anos, as autoridades federais, estaduais e municipais se uniram em busca da execução de medidas para evitar o agravamento da situação.

"Estamos fazendo tudo que precisa ser feito, em casos mais urgentes, para que logo que possível a situação global seja normalizada", disse a presidente, em entrevista coletiva, reproduzida no site da Presidência da República do Chile.

Na próxima semana, no dia 11, a presidente Bachelet deixa o governo. O mandato dela acaba. O novo presidente do Chile é Sebastián Piñera, que já se reuniu com Bachelet para discutir as providências que deveriam ser tomadas em relação às consequências do terremoto.

Bachelet pediu a contribuição de todas as autoridades regionais e locais para que ampliem seus esforços. "[É necessário] redobrar os esforços neste momento de emergência. Aqui é necessária uma colaboração e dedicação de todos na prestação de auxílio para prestar assistência à população e informar de forma oportuna e adequadamente todas as atividades em curso", disse.

A presidente chilena afirmou que é preciso haver um esforço coletivo para alcançar os resultados esperados. "Temos de contribuir para a tarefa da Polícia e das Forças Armadas que já estão trabalhando em áreas com mais conflitos".

Bachelet e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão reunidos, no Chile. O Brasil deve ajudar o Chile com o envio de hospitais de campanha da Marinha, equipes de profissionais de saúde e material para montar pontes móveis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host