UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 15h45

Brasil manda hospital e equipes de busca para o Chile

Da Reuters
Em Brasília

O Brasil vai enviar ao Chile um hospital de campanha da Marinha e equipes de busca e salvamento da Defesa Civil para ajudar o país atingido por um terremoto de magnitude 8,8, um dos mais fortes já ocorridos.

As medidas foram tomadas após reunião nesta segunda-feira do Gabinete de Crise do Governo Federal, com a presença do embaixador do Chile, Álvaro Diaz, representantes de diversos ministérios e dos comandos das Forças Armadas.

"Data, local de embarque e área de destino serão definidos após contatos com o governo chileno", informou a Presidência da República em comunicado.

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira levará as equipes de resgate e salvamento e o hospital de campanha da Marinha, que vai partir do Rio de Janeiro, de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Segundo autoridades chilenas, o número de mortos pelo terremoto de sábado ultrapassa 700 pessoas. Por ter ocorrido no mar, o tremor também provocou uma série de tsunamis (ondas gigantes), que destruiu vilarejos inteiros no extenso litoral do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro está pronto para ajudar o Chile.

"Nós vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ser solidário ao Chile, afirmou no programa de rádio "Café como Presidente" desta segunda-feira.

"Mais uma vez o Brasil será solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofra qualquer catástrofe."

Logo após o sismo, o governo do Chile solicitou apoio de transporte para autoridades chilenas que estavam no Brasil. Segundo a Força Aérea Brasileira, um avião decolou no sábado do Brasil para o Chile transportando o ministro da Justiça chileno, Jorge Rui Toledo, e o procurador-geral da República Sabas Chahuán.

De acordo com Lula, o Brasil havia decidido na última semana, em conjunto com a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), pela doação proporcional dos países integrantes de 100 milhões de dólares ao Haiti. Além disso, o governo brasileiro anunciou que destinaria 375 milhões de reais ao país caribenho devastado pelo terremoto ocorrido em janeiro.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Pedro Fonseca)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host