UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 19h30

"Não houve brasileiro vítima do terremoto até agora", diz Lula

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Veja os depoimentos de brasileiros presos no Chile

Procuramos a Embaixada, mas tivemos dificuldades para ser atendidos - o Consulado também não nos deu suporte. Estamos aguardando orientação de uma diplomata que foi muito gentil e atenciosa. A situação do aeroporto de Santiago é catastrófica. (Ana Soares, de Santiago, Chile)

O presidente Luiz Inácio Lula de Silva afirmou na noite desta segunda-feira (1º) durante sua visita ao Chile que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto que atingiu o país na madrugada de sábado.

"Não houve brasileiro vítima do terremoto até agora”, disse Lula ao lado da presidente chilena, Michelle Bachelet.

O presidente acrescentou que a embaixada brasileira continuará "atenta". "Se o aeroporto [no Chile] não funcionar, nós daremos um jeito de buscar os brasileiros aqui", afirmou.

Na mesma ocasião, a presidente chilena elogiou o apoio do colega brasileiro. "Queria agradecer o presidente Lula, que demonstra uma vez mais o grande líder que é", declarou Bachelet.

Lula é o primeiro chefe de Estado a chegar ao Chile após o terremoto de sábado, que deixou pelo menos 723 mortos. O Brasil já anunciou que vai enviar ao Chile um hospital de campanha da Marinha e equipes de busca e salvamento, mobilizadas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.

Na madrugada de sábado, uma série de tremores com magnitude de até 8,8 graus na escala Richter devastou a região da cidade de Concepción, distante 400 km de Santiago, e provocou tsunamis no litoral chileno, provocando centenas de mortes.
 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host