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02/03/2010 - 18h19

Clientes que compraram pacotes para o Chile podem solicitar o cancelamento da viagem sem multa

Raquel Maldonado
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Internautas divergem sobre o tratamento prestado a quem quer voltar ao Brasil

 Algumas agências de turismo oferecem aos clientes que compraram pacotes para o Chile a opção de cancelar a viagem sem nenhum tipo de multa. Outra opção apresentada pelas empresas é a alteração do destino, além do adiamento da viagem. Muitos clientes já compraram pacotes para o feriadão da Páscoa, no fim do mês.

 Segundo Wagner Lopes, presidente da Calcos Brasil, operadora que monta e vende pacotes para diversas agências de viagem, todos os consumidores que compraram pacotes para o Chile através de agências parceiras têm a opção de mudar o destino da viagem, adiá-la ou cancelar o pacote sem nenhum tipo de multa.

Caso o consumidor opte pela alteração do destino, deverá ficar atento ao valor da tarifa da nova rota. Se a tarifa for mais cara, o consumidor terá de pagar a diferença; se o valor for inferior ao destino anteriormente contratado, o cliente ficará com um crédito que poderá ser usado em viagens futuras.

De acordo com Lopes, a procura por pacotes para o país andino caiu quase que a zero para viagens programadas para antes do meio do mês de abril. “Não estamos vendendo nada para antes do dia 10 de março. Queremos esperar para que a situação no aeroporto de Santiago se normalize completamente”, disse.

“Vários passageiros já ligaram para cancelar a viagem, principalmente os que tinham voo marcado para antes do dia 15 de março. Muitos querem saber a nossa opinião e estamos orientando os consumidores com embarque para a próxima semana que esperem até o sábado para ver qual será a situação do aeroporto”, afirmou Lopes. Ele também disse que todos os voos marcados para esta semana foram cancelados com a autorização dos clientes. 

No caso da CVC Viagens -- maior operadora do país--,a carta de crédito para alterar o destino do pacote tem validade de um ano. A agência também aceita o pedido de adiamento da viagem e, caso o cliente queira cancelar o pacote, a solicitação de reembolso será analisada caso a caso. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, ainda não foi feito um levantamento com o número de pessoas que já demonstraram a intenção de cancelar a viagem, mas informa que os próprios agentes estão ligando para os passageiros para sugerir a troca de destino.

 A CVC também parou de vender pacotes para o Chile. A agência acredita que dentro de duas semanas as vendas devem ser retomadas.

Caroline Cursino, agente de viagem da agência PontesTur, relata que desde sábado (27) cinco pessoas já solicitaram informações sobre o procedimento caso não queiram viajar ao país andino na Páscoa. Ainda assim, nenhum cliente resolveu alterar a viagem até o momento.

 Orientação

A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) informou que é importante neste momento que as agências evitem a venda de pacotes turísticos para o Chile até que se faça uma avaliação exata dos prejuízos. A entidade também orienta as agências a negociar com os consumidores o cancelamento ou o adiamento das viagens sem nenhum tipo de custo extra. 

Porém, a preocupação principal da Abav neste momento são os turistas brasileiros que não conseguem voltar do Chile e com os chilenos que não conseguem deixar o Brasil, já que os aeroportos chilenos continuam fechados. Segundo a assessoria de imprensa da associação, uma carta foi encaminhada para a companhia aérea Lan Chile solicitando que não fossem cobradas taxas indevidas aos passageiros que tenham que remarcar a volta.

No caso dos chilenos que permanecem no Brasil, a Abav informou que pediu para as prefeituras das cidades que abrigam estes turistas que assumam o custo de hospedagem e alimentação dos que não tenham condições financeiras de fazê-lo.

Os aeroportos chilenos estão fechados desde o último sábado, quando um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o país e deixou mais de 700 mortos.

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