UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 18h43

FAB afirma que aviões e helicópteros partirão para o Chile nesta quarta

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Internautas divergem sobre o tratamento prestado a quem quer voltar ao Brasil

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou ao UOL Notícias que nesta terça-feira (2) não há mais previsão de voos de nenhuma aeronave brasileira com destino ao Chile. De acordo com a assessoria do órgão, dois helicópteros Black Hawk e aviões Hércules C-130 decolarão amanhã (3) para o país que foi atingido por um terremoto de 8,8 graus no último sábado (27).

Os helicópteros farão uma longa viagem de Brasília para Mendoza (Argentina) até chegar a Santiago (Chile). Eles serão utilizados na ajuda às vítimas do tragédia. Já os aviões Hércules levarão o hospital de campanha da Marinha e mais 22 médicos, enfermeiros e auxiliares para o Chile. Os detalhes da operação ainda estão sendo definidos pelo Gabinete de Crise da Presidência da República, sob comando do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Félix.

Uma das hipóteses analisada pelos integrantes do gabinete de crise é utilizar os aviões para transportar os brasileiros que estão no Chile e querem retornar ao país. A Embaixada do Brasil no Chile relacionou 700 pessoas entre adultos e crianças que têm urgência de retornar. Não há informações, por enquanto, de brasileiros entre as vítimas do terremoto.

Os especialistas informaram que, para o transporte do hospital de campanha da Marinha, serão necessários de cinco a seis voos do Brasil até o Chile. A estrutura é grande, pois tem capacidade para atendimentos diários, posto de triagem e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de sala cirúrgica.

A estrutura hospitalar permite ainda atendimentos emergenciais e encaminhamento para outras unidades hospitalares. Por orientação do presidente Lula, o hospital e os profissionais de saúde deverão permanecer no Chile o tempo que for necessário, conforme orientações do goveno da presidente Michelle Bachelet.

*Com informações da Agência Brasil

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host