UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 13h35

Gabinete de Crise do governo brasileiro define hoje envio de hospital de campanha e médicos para o Chile

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

O governo brasileiro prepara-se para enviar, ainda hoje (2), um hospital de campanha da Marinha e mais 22 médicos, enfermeiros e auxiliares para o Chile. Os detalhes da operação serão discutidos nesta tarde pelo Gabinete de Crise da Presidência da República, sob o comando do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, ministro Jorge Félix. O apoio brasileiro foi definido ontem (1º) e reiterado após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital chilena, Santiago.

Especialistas que acompanham as reuniões informaram à Agência Brasil que Félix aguarda apenas as orientações do governo da presidente do Chile, Michelle Bachelet, sobre o local em que será instalado o hospital em que os profissionais de saúde trabalharão. As áreas mais atingidas pelo terremoto se concentram em 30 regiões do Sul e Centro do Chile.

O hospital de campanha da Marinha tem capacidade para atendimentos diários e oferece ainda estrutura de posto de triagem e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de sala cirúrgica. Também há condições para atendimentos emergenciais e encaminhamento para outras unidades hospitalares

Tanto o hospital como a equipe de profissionais de saúde serão transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ontem (1º) a Agência Brasil antecipou o envio do apoio brasileiro às vítimas do terremoto ocorrido no último sábado (27). Pelo menos 723 pessoas morreram, mas há ainda desaparecidos e desabrigados. De acordo com dados não oficiais, cerca de 1.500 pessoas estariam sem luz em todo país e 800 mil sem água.

A presidente Michelle Bachelet informou hoje que inicia um sistema de distribuição de água, alimentos, cobertores, roupas e outros gêneros de primeiras necessidades para as pessoas afetadas em todo o país. O sistema de distribuição será montado nos hospitais de campanha espalhados nas 30 regiões atingidas pelo terremoto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host